Páginas

14 de janeiro de 2012

PENSE MAGRO CAPÍTULOS 1 E 2

Livro Pense Magro
“CAPÍTULO 1 - A CHAVE DO SUCESSO”

A dieta definitiva de Beck é baseada nos princípios da terapia cognitiva (conhecida também como terapia cognitiva-comportamental ou TCC), a forma mais amplamente estudada e eficaz de psicoterapias no mundo. 
Centenas de estudos baseados em pesquisas demonstraram que a terapia auxilia pessoas que enfrentam um grande número de dificuldades incluindo depressão, ansiedade, transtornos alimentares, obesidade, tabagismo e comportamentos adictos. O mais impressionante é que as pessoas não apenas melhoram, mas mantêm a melhora com o passar dos anos. Elas aprendem como mudar seus pensamentos imprecisos e disfuncionais para que se sintam melhores emocionalmente e para que se comportem de maneira mais produtiva na busca de suas metas.
Segundo a autora são os pensamentos sabotadores que não deixam a gente ir pra frente numa dieta. Isso acontece, por exemplo, quando vc faz a dieta até certa hora bonitinha e no fim da tarde toma uma coca cola. Então este é meu caso. Por isso estou tão interessada em ler este livro.

“CAPÍTULO 2 – O QUE NA VERDADE FAZ VOCÊ COMER?”

Essa frase resume este capítulo “Se eu comer terei um prazer momentâneo, mas depois me sentirei pior”.
Enfatiza novamente os pensamentos sabotadores: Pensamentos sabotadores minam sua autoconfiança. São pensamentos que surgem depois que você comeu algo que acha que não deveria.
Esse tipo de pensamento também pode ser frequente quando você se pesa e vê que seu peso aumentou, embora você esteja comendo adequadamente. Em vez de dizer para si mesmo...
“Tudo bem! Isto não é tão grave assim, vou continuar fazendo o que tenho feito e meu peso, provavelmente, vai diminuir na próxima semana; e, se não diminuir vou resolver esse problema”
...você acaba dizendo:
Isto é terrível, nunca vai dar certo. Devo desistir agora”.
Pensamentos sabotadores aumentam seu nível geral de estresse.
Fazer dieta requer tempo e energia, por isso é importante reduzir seu estresse geral, o máximo que puder. A sua maneira de pensar sobre as situações não relacionadas à dieta também contribui para aumentar ou diminuir o estresse.
Segundo a autora é muito importante identificar os estímulos que provocam os pensamentos sabotadores e que nos levam a comer de maneira inadequada, assim poderemos minimizar nossa exposição a eles ou mudar a forma de enfrentá-los. Para isso é preciso:
Modificar o seu ambiente de refeição.
Tolerar a fome e o desejo incontrolável de comer.
Pensar de forma diferente sobre comida.
Lidar com as emoções de maneira produtiva.
Fazer da alimentação saudável uma condição mais importante do que agradar a outras pessoas ou satisfazer uma vontade momentânea.




Beck ensina você a responder, com eficácia, aos pensamentos sabotadores que o levam à alimentação inadequada. É uma habilidade da qual você vai precisar, não apenas para emagrecer, mas também, para manter o peso conquistado. Se essa habilidade nunca foi ensinada a você, não há dúvidas de que você já teve problemas para emagrecer ou para manter os quilos perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É SEMPRE BEM VINDO. VOLTE SEMPRE MAS, NÃO VÁ EMBORA SEM COMENTAR!!!