Páginas

27 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA 2011

ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO BIMESTRAL

PROFESSOR(A):             FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR                                                                                   DISCIPLINA:       QUIMICA        
SÉRIE:        1º EMG                  TURMA     D, E, F,G               ANO:      2011                    BIMESTRE:       1º                        

TEMA
EIXO TEMÁTICO
TÓPICOS DE CONTEÚDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIAS (COMO)
AVALIAÇÃO
(FORMA / VALOR)







Propriedades dos Materiais







Materiais

Aplicação da Química no cotidiano.
Evolução histórica do conceito de matéria.
Fenômenos Físico e Químico
Estados físicos onde se processa a química – estrutura da matéria e propriedades.
Caracterização de substâncias (simples e composta) e misturas.
Sistemas Homogêneo e Heterogêneo
Processos de separação de misturas


1. Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
2. Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.
3. Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
4. Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.
5. Identificar nos diversos dados experimentais o(s) fator(es) que os inter-relacionam.
6. Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.
7. Utilizar situações-problema planejadas ou do cotidiano, de forma a observar informações e identificar variáveis relevantes, e ser capaz de elaborar possíveis estratégias para equacioná-las ou resolvê-las.
8. Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social.
9. Esquematizar, planejar, executar e interpretar experimentos químicos,  comunicando os resultados.
10. Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social.
11. Perceber a inter-relação existente entre os conhecimentos químicos e aqueles produzidos em outras ciências afins.



-Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais.

-Diálogo e troca de experiências.

- Elaboração de resumos.

-Elaboração de trabalhos.

- Experimentos.

-Aulas expositivas.

-Exercícios e correção de exercícios.



-Valorizar a presença e participação dos alunos durante as aulas;  o bom relacionamento com os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola;  a responsabilidade e o compromisso com a vida escolar (5 pontos).

-Desenvolver exercícios e atividades que estimulem e facilitem a aprendizagem (5 pontos).

-Avaliação através de provas com e sem consulta (15 pontos).
ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO BIMESTRAL

PROFESSOR(A):             FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR                                                                                   DISCIPLINA:       QUIMICA        
SÉRIE:        2º EMG                  TURMA     D, E             ANO:      2011                    BIMESTRE:       1º            

TEMA
EIXO TEMÁTICO
TÓPICOS DE CONTEÚDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIAS (COMO)
AVALIAÇÃO
(FORMA / VALOR)







Medidas das quantidades dos Materiais



Propriedades Coligativas







Soluções

Quantidade de Matéria



Materiais: Propriedades Coligativas das Soluções

- Misturas, soluções insaturadas, saturadas, supersaturadas, dispersões coloidais e agregados.

- Estudo das soluções.

- Soluções, Colóides e agregados.

- Solubilidade e curvas de solubilidade.

- Aspectos quantitativos das soluções.
- Concentrações das soluções: g/L, mol/L, % e ppm.

- Relações entre as concentrações g/L, mol/L e %.

- Diluição de soluções.

- Mistura de soluções.
- Propriedades coligativas: Tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia e osmose.

- Conceito de pressão máxima de vapor.

1- Interpretar, conceitual e graficamente, a solubilidade de substâncias sólidas e gasosas em água.

2- Efetuar cálculos de proporcionalidade entre soluto e solvente de uma solução, envolvendo estritamente as relações g/L, mol/L, % em massa e ppm, bem como o efeito da diluição.

3- Compreender as alterações quantitativas ao se misturarem soluções.

4- Compreender os princípios da titulação na caracterização de ácidos e bases fortes, em processos de controle de qualidade, restringindo-se a problemas elementares.

5- Interpretar, qualitativamente, o efeito do soluto nas propriedades da água: abaixamento da pressão máxima de vapor, abaixamento da temperatura de congelamento, elevação do ponto de ebulição e pressão osmótica.


-Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais.

-Diálogo e troca de experiências.

- Elaboração de resumos.

-Elaboração de trabalhos.

- Experimentos.

-Aulas expositivas.

-Exercícios e correção de exercícios.



-Valorizar a presença e participação dos alunos durante as aulas;  o bom relacionamento com os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola;  a responsabilidade e o compromisso com a vida escolar (5 pontos).

-Desenvolver exercícios e atividades que estimulem e facilitem a aprendizagem (5 pontos).

-Avaliação através de provas com e sem consulta (15 pontos).




ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO BIMESTRAL

PROFESSOR(A):             FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR                                                                                   DISCIPLINA:       QUIMICA        
SÉRIE:        3º EMG                  TURMA     C, D              ANO:      2011                   BIMESTRE:       1º            

TEMA
EIXO TEMÁTICO
TÓPICOS DE CONTEÚDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIAS (COMO)
AVALIAÇÃO
(FORMA / VALOR)







Materiais











Grupo de substancias orgânicas

Introdução à Química orgânica.

-O postulado de Kekulé.

-Classificação de cadeias carbônicas.

-Determinação de fórmulas estruturais.

-Classificação de carbonos quanto ao tipo e posição, quando em cadeia carbônica.

-Hidrocarbonetos, propriedades e nomenclatura oficial.



1- Aplicar o postulado de Kekulé às cadeias cíclicas e alifáticas.

2- Classificar as cadeias quanto a natureza, disposição e ligação.

3- Compreender as regras de nomenclatura de hidrocarbonetos e álcoois.

4- Classificar os carbonos quanto a ligação nas cadeias carbônicas.




-Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais.

-Diálogo e troca de experiências.

- Elaboração de resumos.

-Elaboração de trabalhos.

- Experimentos.

-Aulas expositivas.

-Exercícios e correção de exercícios.



-Valorizar a presença e participação dos alunos durante as aulas;  o bom relacionamento com os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola;  a responsabilidade e o compromisso com a vida escolar (5 pontos).

-Desenvolver exercícios e atividades que estimulem e facilitem a aprendizagem (5 pontos).

-Avaliação através de provas com e sem consulta (15 pontos).






ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO BIMESTRAL

PROFESSOR(A):             FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR                                                                                   DISCIPLINA:       MATEMÁTICA           
SÉRIE:        1º EMG                  TURMA     G              ANO:      2010                        BIMESTRE:       1º            

TEMA
EIXO TEMÁTICO
TÓPICOS DE CONTEÚDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIAS (COMO)
AVALIAÇÃO
(FORMA / VALOR)



Números








Funções



Números, Contagem e Análise de Dados.




Funções Elementares e Modelagem

1-Conjuntos numéricos
• Operações;
• Conjuntos N, Z, Q ,I, R
• Intervalos reais
• Problemas


2- Funções
• Definições
• Domínio e Imagem
• Gráficos
• Plano cartesiano
• Análise de gráficos

• Reconhecer os conjuntos numéricos, bem como as operações de em conjuntos;
• Identificar os tipos de intervalos
• Resolver problemas com conjuntos



• Identificar uma função
• Identificar e construir gráficos
• Identificar seu domínio e imagem
• Ser capaz de extrair dados significativos de um gráfico através de sua análise.


-Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais.

-Diálogo e troca de experiências.

- Elaboração de resumos.

-Elaboração de trabalhos.

- Experimentos.

-Aulas expositivas.

-Exercícios e correção de exercícios.



-Valorizar a presença e participação dos alunos durante as aulas;  o bom relacionamento com os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola;  a responsabilidade e o compromisso com a vida escolar (5 pontos).

-Desenvolver exercícios e atividades que estimulem e facilitem a aprendizagem (5 pontos).

-Avaliação através de provas com e sem consulta (15 pontos).