ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO BIMESTRAL
PROFESSOR(A): FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR DISCIPLINA: QUIMICA
SÉRIE: 1º EMG TURMA D, E, F,G ANO: 2011 BIMESTRE: 1º
TEMA | EIXO TEMÁTICO | TÓPICOS DE CONTEÚDO | HABILIDADES | ESTRATÉGIAS (COMO) | AVALIAÇÃO (FORMA / VALOR) |
Propriedades dos Materiais | Materiais | Aplicação da Química no cotidiano. Evolução histórica do conceito de matéria. Fenômenos Físico e Químico Estados físicos onde se processa a química – estrutura da matéria e propriedades. Caracterização de substâncias (simples e composta) e misturas. Sistemas Homogêneo e Heterogêneo Processos de separação de misturas | 1. Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação. 2. Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias. 3. Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais. 4. Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final. 5. Identificar nos diversos dados experimentais o(s) fator(es) que os inter-relacionam. 6. Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados. 7. Utilizar situações-problema planejadas ou do cotidiano, de forma a observar informações e identificar variáveis relevantes, e ser capaz de elaborar possíveis estratégias para equacioná-las ou resolvê-las. 8. Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social. 9. Esquematizar, planejar, executar e interpretar experimentos químicos, comunicando os resultados. 10. Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social. 11. Perceber a inter-relação existente entre os conhecimentos químicos e aqueles produzidos em outras ciências afins. | -Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais. -Diálogo e troca de experiências. - Elaboração de resumos. -Elaboração de trabalhos. - Experimentos. -Aulas expositivas. -Exercícios e correção de exercícios. | -Valorizar a presença e participação dos alunos durante as aulas; o bom relacionamento com os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola; a responsabilidade e o compromisso com a vida escolar (5 pontos). -Desenvolver exercícios e atividades que estimulem e facilitem a aprendizagem (5 pontos). -Avaliação através de provas com e sem consulta (15 pontos). |
ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO BIMESTRAL
PROFESSOR(A): FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR DISCIPLINA: QUIMICA
SÉRIE: 2º EMG TURMA D, E ANO: 2011 BIMESTRE: 1º
TEMA | EIXO TEMÁTICO | TÓPICOS DE CONTEÚDO | HABILIDADES | ESTRATÉGIAS (COMO) | AVALIAÇÃO (FORMA / VALOR) |
Medidas das quantidades dos Materiais Propriedades Coligativas | Soluções Quantidade de Matéria Materiais: Propriedades Coligativas das Soluções | - Misturas, soluções insaturadas, saturadas, supersaturadas, dispersões coloidais e agregados. - Estudo das soluções. - Soluções, Colóides e agregados. - Solubilidade e curvas de solubilidade. - Aspectos quantitativos das soluções. - Concentrações das soluções: g/L, mol/L, % e ppm. - Relações entre as concentrações g/L, mol/L e %. - Diluição de soluções. - Mistura de soluções. - Propriedades coligativas: Tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia e osmose. - Conceito de pressão máxima de vapor. | 1- Interpretar, conceitual e graficamente, a solubilidade de substâncias sólidas e gasosas em água. 2- Efetuar cálculos de proporcionalidade entre soluto e solvente de uma solução, envolvendo estritamente as relações g/L, mol/L, % em massa e ppm, bem como o efeito da diluição. 3- Compreender as alterações quantitativas ao se misturarem soluções. 4- Compreender os princípios da titulação na caracterização de ácidos e bases fortes, em processos de controle de qualidade, restringindo-se a problemas elementares. 5- Interpretar, qualitativamente, o efeito do soluto nas propriedades da água: abaixamento da pressão máxima de vapor, abaixamento da temperatura de congelamento, elevação do ponto de ebulição e pressão osmótica. | -Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais. -Diálogo e troca de experiências. - Elaboração de resumos. -Elaboração de trabalhos. - Experimentos. -Aulas expositivas. -Exercícios e correção de exercícios. | -Valorizar a presença e participação dos alunos durante as aulas; o bom relacionamento com os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola; a responsabilidade e o compromisso com a vida escolar (5 pontos). -Desenvolver exercícios e atividades que estimulem e facilitem a aprendizagem (5 pontos). -Avaliação através de provas com e sem consulta (15 pontos). |
ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO BIMESTRAL
PROFESSOR(A): FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR DISCIPLINA: QUIMICA
SÉRIE: 3º EMG TURMA C, D ANO: 2011 BIMESTRE: 1º
TEMA | EIXO TEMÁTICO | TÓPICOS DE CONTEÚDO | HABILIDADES | ESTRATÉGIAS (COMO) | AVALIAÇÃO (FORMA / VALOR) |
Materiais | Grupo de substancias orgânicas | Introdução à Química orgânica. -O postulado de Kekulé. -Classificação de cadeias carbônicas. -Determinação de fórmulas estruturais. -Classificação de carbonos quanto ao tipo e posição, quando em cadeia carbônica. -Hidrocarbonetos, propriedades e nomenclatura oficial. | 1- Aplicar o postulado de Kekulé às cadeias cíclicas e alifáticas. 2- Classificar as cadeias quanto a natureza, disposição e ligação. 3- Compreender as regras de nomenclatura de hidrocarbonetos e álcoois. 4- Classificar os carbonos quanto a ligação nas cadeias carbônicas. | -Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais. -Diálogo e troca de experiências. - Elaboração de resumos. -Elaboração de trabalhos. - Experimentos. -Aulas expositivas. -Exercícios e correção de exercícios. | -Valorizar a presença e participação dos alunos durante as aulas; o bom relacionamento com os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola; a responsabilidade e o compromisso com a vida escolar (5 pontos). -Desenvolver exercícios e atividades que estimulem e facilitem a aprendizagem (5 pontos). -Avaliação através de provas com e sem consulta (15 pontos). |
ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO BIMESTRAL
PROFESSOR(A): FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 1º EMG TURMA G ANO: 2010 BIMESTRE: 1º
TEMA | EIXO TEMÁTICO | TÓPICOS DE CONTEÚDO | HABILIDADES | ESTRATÉGIAS (COMO) | AVALIAÇÃO (FORMA / VALOR) |
Números Funções | Números, Contagem e Análise de Dados. Funções Elementares e Modelagem | 1-Conjuntos numéricos • Operações; • Conjuntos N, Z, Q ,I, R • Intervalos reais • Problemas 2- Funções • Definições • Domínio e Imagem • Gráficos • Plano cartesiano • Análise de gráficos | • Reconhecer os conjuntos numéricos, bem como as operações de em conjuntos; • Identificar os tipos de intervalos • Resolver problemas com conjuntos • Identificar uma função • Identificar e construir gráficos • Identificar seu domínio e imagem • Ser capaz de extrair dados significativos de um gráfico através de sua análise. | -Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais. -Diálogo e troca de experiências. - Elaboração de resumos. -Elaboração de trabalhos. - Experimentos. -Aulas expositivas. -Exercícios e correção de exercícios. | -Valorizar a presença e participação dos alunos durante as aulas; o bom relacionamento com os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola; a responsabilidade e o compromisso com a vida escolar (5 pontos). -Desenvolver exercícios e atividades que estimulem e facilitem a aprendizagem (5 pontos). -Avaliação através de provas com e sem consulta (15 pontos). |