Páginas

9 de março de 2012

truques para deixar a casa mais limpa e cuidar das roupas

Quem é que não gosta de aprender um truque ou uma dica nova para facilitar as tarefas domésticas e deixar a casa mais limpinha?


Sueli Rutkowski é especialista em organização doméstica e vive criando técnicas novas para facilitar nossa vida. Sueli também é palestrante e já foi roteirista e apresentadora do quadro “Dicas Incríveis” do programa Eliana, do SBT.

Conheça alguns segredinhos que Sueli ensina no livro “Dicas Incríveis – Truques e segredos para facilitar seu dia a dia” (Ed. Master Pop, 159 págs.; R$ 25) 

1 – Para aumentar a vida útil de suas flores, coloque nos vasos água gelada e bicabornato de sódio (na proporção de dois litros de água para uma colher de café de bicabornato). Acrescente cinco gotas de água sanitária ou amoníaco, para eliminar fungos. Troque a água a cada dois dias.

2 – Para evitar que o espelho do banheiro embace, passe sabão em pedra seco na superfície. Depois, limpe com um pano seco e macio. Essse truque deve durar por aproximadamente sete dias. Após esse período, é necessário repetir o procedimento.

3 – Para pendurar facilmente blusas de linha ou de seda, ou com grandes decotes e pouco ombro, coloque um elástico em cada extremidade do cabide. Assim, elas não escorregarão. 

4 – Como o uso, blusas de lã, linho e acrílico laceiam muito. Para recuperar os punhos esgarçados, mergulhe-os em água quente e seque com o secador de cabelo, com o ar bem quente. Eles voltarão ao tamanho normal.


5 – Se você lavou uma peça de roupa de lá, linha ou acrílico e ela encolheu, não se desespere. Deixe a peça de molho em um recipiente com água e xampu. Ela voltará ao tamanho normal. 


6 – Para retirar fiapos de cor clara de casacos, ternos, blusas e camisas escuros, use uma esponja de lavar louça. Passe o lado macio da esponja na peça e os fiapos ficarão grudados nela. Limpe-a antes de usar novamente. Dica: Deixe a esponja na lavanderia e use-a antes de passar as roupas. 

7 – Para nós de cadarço difíceis de desatar: coloque um pouco de amido de milho em cima deles. Os nós irão se desfazer com facilidade. 

8  - O zíper emperrou? Passe grafite de lápis em toda a sua extensão que ele irá deslizar facilmente. 

9 – Está com cólica ou sentindo frio e não tem bolsa térmica em casa? Improvise com uma garrafa pet! E só encher  a garrafa com água aquecida. Ela também vira um ótimo massageador de pés. Basta colocar a garrafa sob seus pés e rolá-la de um lado para o outro.

10 – Após lavar as louças, a esponja pode ser um foco de bactérias. Após usá-la, lave-a bem e leve-a ainda úmida ao micro-ondas, em cima de um prato de porcelana ou um refratário de vidro. Aqueça por um minuto, em potência alta. Isso acaba com as bactérias. E lembre-se que a esponja deve ser trocada semanalmente.


11 – Para deixar a casa mais cheirosa, borrife um pouco de uma essência de sua preferência em uma lâmpada de abajur, ainda desligada. Ligue o abajur. Quando a lâmpada aquecer, ela irá exalar um aroma agradável. 
12 – Seu cachorro fez xixi no sofá, almofada ou tapete? Aplique bicabornato de sódio no local e deixe descansar por 30 minutos. Depois, aspire ou escove bem e o cheiro sairá.

13 – Seus óculos estão engordurados? Basta aplicar um pouco de vinagre branco e secar com papel toalha que eles ficarão limpinhos. 

14 – Para desentupir a pia, coloque duas colheres de sopa de bicabornato de sódio no ralo. Depeje em seguida um copo de água fervente. O ideal é fazer esse procedimento à noite, após o jantar, quando a pia não é tão utilizada. 

15 – Para eliminar a poeira do piso, envolva a vassoura com uma meia de seda. A poeira adere à meia sem fazer mais pó. Use meia de seda também para limpar móveis e outras superfícies.