Páginas

25 de junho de 2012

Especialistas elegem as piores dietas!!!


Jejum de sexta a domingo. Pratos que só podem ter uma cor. Alimentação à base de sopa. As receitas para um emagrecimento quase instantâneo se multiplicam a cada dia. Enquanto reduzem as medidas, entretanto, algumas dietas da moda também eliminam do cardápio nutrientes essenciais ao organismo. Cinco especialistas apontaram as dez dietas que são as grandes vilãs da saúde, já que podem causar desde cansaço e indisposição a depressão, em casos mais graves.
Se você já tentou - ou ainda está tentando - perder peso com as dietas da Proteína, da Bíblia, do Tomate, da Melancia, da Sopa, dos 3 Dias, do Vinagre, do Tipo Metabólico, do Tipo sanguíneo ou das Cores: cuidado! É melhor procurar um endocrinologista e um nutricionista para garantir a boa forma com saúde.
- As dietas muito restritivas não são boas para a saúde. Elas vão fazer emagrecer num curto espaço de tempo, mas sem mudar o hábito alimentar da pessoa. Em um mês, ela acaba engordando de novo - explica a nutricionista e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vilma Blondet.




Carência de vitaminas
Os danos são diversos. Eliminar completamente as gorduras do cardápio, por exemplo, compromete a absorção das vitaminas A, D, E e K. A falta delas pode causar perda de massa óssea, problemas de coagulação sanguínea, distúrbios de visão e envelhecimento precoce, além de interferir no sistema de defesa do corpo.
- A falta de proteínas também é grave. Se você não ingere esse nutriente, o corpo, em catabolismo, começa a perder músculos. Por outro lado, o excesso também é negativo. É preciso equilíbrio - alerta o ex-presidente da Sociedade Brasileira de En$e Metabologia, Amélio Godoy.
CONHEÇA AS DIETAS:
Dieta da proteína
O QUE É: a pessoa só come carnes, leite, queijos, ovos e outros derivados
POR QUE É RUIM : diminui a absorção de cálcio e, aumentando os riscos de osteoporose. Altera o PH do sangue (muda o funcionamento das células), e aumenta o acúmulo de gordura no fígado. Pobre em vitaminas, fibras, minerais.
Dieta da bíblia
O QUE É: a pessoa pode comer de tudo, mas a ingestão de calorias diárias é de, no máximo, 600 kcal (menos da metade do recomedado).
POR QUE É RUIM: De sexta-feira à noite até domingo de manhã não se pode comer nada (assim como nos jejuns da bíblia). O hábito é prejudicial à saúde e o número de calorias do restante da semana é muito baixo.
Dieta do tipo sangüíneo
O QUE É: o que se deve ou não comer é determinado pelo grupo sanguíneos (A, B, AB e O). Para o tipo A, por exemplo, é indicado não comer carne de frango ou vaca, nem laticínios.
POR QUE É RUIM: A dieta não possui comprovação científica, restringe grupos alimentares importantes e pode levar a carências nutricionais. Não determina a quantidade de alimentos que devem ser cosnumidos.
Dieta das cores
O QUE É: em cada dia da dieta come-se apenas uma cor de alimentos.
POR QUE É RUIM: Não promove reeducação alimentar. A redução do peso ocorre por perda de massa muscular e não de gordura. A falta de alguns alimentos pode causar dores de cabeça, hipoglicemia e tonturas.
Dieta do tomate
O QUE É: apenas três grupos de alimentos são permitidos: frutas, hortaliças e carnes e derivados. Gorduras, açúcares, cereais e leguminosas são proibidos.
PORQUE É RUIM: Muito restritiva. O baixo teor de carboidratos pode causar cansaço e indisposição, e a falta de gordura reduz a absorção de algumas vitaminas. Predispõe à flacidez.
Dieta da melancia
O QUE É: durante sete dias, só é permitido comer melancia.Nos outros sete, a alimentação é normal.
POR QUE É RUIM: Não promove reeducação alimentar e o valor calórico atingido pela dieta é insuficiente para suprir as necessidades energéticas. O baixo teor de nutrientes (proteínas, gorduras e Carboidratos), pode causar cansaço, indisposição e carências nutricionais.
Dieta do vinagre
O QUE É: indica o uso de vinagre em todas as refeições.
POR QUE É RUIM: Não existem evidências científicas a respeito da dieta, que não aborda nenhum princípio básico da alimentação saudável. Pode causar gastrite e úlcera, devido à acidez. Não há orientação para o consumo de alimentos ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.
Dieta do tipo metabólico
O QUE É: um teste indica qual o "tipo metabólico" da pessoa e se ela deve comer mais carboidratos, proteínas, ou os dois.
POR QUE É RUIM: Assim como as outras, limita ou restringe a ingestão de grupos alimentares importantes para a manutenção da saúde. Não existem evidências científicas.
Dieta da sopa
O QUE É: durante pouco mais de uma semana só se toma uma sopa com receita pré-definida. Nenhum outro alimento é permitido.
POR QUE É RUIM: É muito restritiva, de baixa caloria, impede a queima de gorduras. Causa baixa de humor, depressão e falta de energia.
Dieta dos 3 dias
O QUE É: O cardápio é baseado em frutas, chás, sucos, bolachas de água e sal e torradas. São permitidas seis refeições diárias.


Especialistas elegem as dez melhores dietas


Polêmicas e, muitas vezes, perigosas as dietas da moda estão na ponta da língua de quem batalha para entrar em forma. Para a alegria dos adeptos, porém, algumas delas podem ser aliadas da saúde. É o que garantem sete especialistas, que listaram as melhores opções para emagrecer de bem com a vida.
— As melhores dietas são aquelas menos monótonas, com alimentos variados e mais refeições por dia. Elas estimulam a reeducação alimentar. No cardápio, os programas mais bem avaliados por nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas, trazem macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais): itens essenciais para o bom funcionamento do corpo.
— Aumentar a atividade física, dormir mais cedo e evitar situações de estresse são iniciativas importantes — afirma Amélio Godoy, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Algumas das "dietas do bem" têm curta duração, como é o caso da Detox — que virou sucesso ao prometer uma desintoxicação rápida, em cinco dias. A maioria, entretanto, dura mais tempo.
— Quanto mais longa a dieta, maior o efeito no metabolismo e menor a chance de recuperar os quilos perdidos. Com o tempo, a pessoa aprende a fazer boas escolhas, primeiro passo para a alimentação saudável — afirma a professora de Nutrição da UFF, Vilma Blondet.
Segundo um estudo publicado recentemente no periódico científico "New England Journal of Medicine", 80% das pessoas com sobrepeso ou obesidade que fizeram dieta voltaram a engordar em dois anos.
— Além de seguir uma dieta saudável e promover uma mudança de estilo de vida, é preciso prestar atenção aos seus erros e eliminá-los. Se você é chocólatra, não tenha estoques em casa. Fugindo das armadilhas e das compulsões, as dietas têm tudo para funcionar — afirma o endocrinologista da UFRJ Daniel Benchimol.


Add caption




Confira duas receitas
Dieta mediterrânea*
Café da manhã
- uma porção de frutas com vitamina A e C ( mamão ou morango ou laranja ou acerola)
- 100 mililitros de iogurte desnatado
- uma colher de sopa de granola (que contenha farelo de trigo, aveia em flocos, passas e castanha do Pará)
- pão de forma light ou pão francês sem miolo + uma fatia de queijo branco ou uma colher de chá de requeijão light
Lanche:
- uma fruta com bagaço (laranja, tangerina, etc) ou uma barra de cereais
Almoço:
- quatro colheres de arroz
- uma porção de feijão ou lentilha ou grão de bico
- vegetais sortidos (cores diversas), regados com azeite extra-virgem
- uma porção pequena de arne vermelha ou frango ou peixe (sardinha, salmão, etc)
Lanche:
- cookies light
- suco de frutas ou água de côco
Jantar:
- massa com molho de tomate e legumes com queijo
Dieta antienvelhecimento*
Café da manhã:
- um copo de suco de laranja com couve
- uma porção de fruta vermelha com limão (aumenta a absorção dos nutrientes)
- duas colheres de sopa de granola
Lanche:
- uma fruta (variar)
Almoço:
- quatro colheres de arroz
- uma porção de feijão ou lentilha ou grão de bico
- uma porção de folhas verde escuras (espinafre, couve, folhas da couve-flor)
- quantro colheres de sopa de legumes coloridos (uma colher de cada cor)
- uma porção de carne à escolha (3 vezes por semana)
Lanche:
- pão integral com ricota ou cottage ou queijo cremoso (uma porção)
- suco de frutas
Jantar:
- salada de soja, quinoa, aveia, arroz integral ou trigo, com azeite extra-virgem, legumes e frutas picados e semente de girassol
- Sopa de legumes com caldo de carne ou frango (feitos em casa) + azeite. Usar os talos dos vegetais no preparo.
Antes de dormir:
- Um sachê de gelativa sem sabor batido com suco de frutas e gelo
* valores pensados para um adulto saudável