Páginas

25 de janeiro de 2012

GANHO DE PESO NO PERÍODO PRÉ-MENSTRUAL - MITO OU VERDADE?

A Síndrome da Tensão Pré-menstrual se caracteriza por alterações físicas, psicológicas e emocionais que acometem a mulher nos aproximadamente dez dias que antecedem a menstruação. Ocorrem sintomas como alteração de humor, depressão, irritabilidade e ansiedade, são comuns as queixas de ganho de peso e inchaço.

O inchaço pré-menstrual ocorre por um processo de retenção de água e sal. A causa de tal retenção não está totalmente esclarecida, mas as alterações hormonais envolvendo os principais hormônios do ciclo menstrual e a produção de aldosterona (hormônio que regula a quantidade de sal no organismo) parecem estar afetadas. No que diz respeito ao ganho de peso, é possível encontrar oscilações de mais de dois quilos no decorrer do ciclo menstrual. Algumas evidências apontam para uma maior ingesta alimentar, com aumento do apetite e compulsão alimentar, principalmente por carboidratos. Em mulheres que sofrem com a TPM, essas alterações são agravadas pela alteração de humor. A queda nos níveis de endorfinas produzidas no sistema nervoso é uma das hipóteses para explicar tal alteração no comportamento alimentar.
ASSIM ESTOU CERTA DE QUE TENHO TPM...RSSSSSS


No combate ao inchaço, podemos destacar a redução do sal no preparo dos alimentos. Beba muita água, pois os rins funcionam melhor, sendo importante para a eliminação do excesso de líquidos.
Com relação ao comportamento alimentar, evite o consumo de alimentos muito calóricos (ricos em açúcar e gordura). Reduza a cafeína devido à sua forte associação com insônia e irritabilidade. Pratique exercícios, pois favorecem a produção de endorfinas. Aumente as fibras na dieta, pois favorecem a saciedade.

Se, para você, beber mais água, corrigir a alimentação e praticar exercícios não for suficiente, é importante procurar um médico, pois pode ser necessário um tratamento adicional.

Christiani Adão Poço é médica, especialista em endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Médica endocrinologista do ambulatório da Fundação Zerbini. Médica pesquisadora clínica com certificação da Harvard Medical Internacional em "Good Practices in Clinical Research".