Páginas

7 de junho de 2012

DIET, LIGHT OU ZERO


Diets
São alimentos desenvolvidos sem, ou em pequena porcentagem de açúcar, gordura, lactose, sal e carboidratos. Recomendado para pessoas diabéticas, hipertensas e com doença celíaca. Lembrando que nem todos os produtos diets ajudam a emagrecer.
Light
Os alimentos light tem seu valor calórico reduzido em 25%, no mínimo. São reduzidos: a gordura total, gordura saturada, sódio, açúcar e colesterol.
São destinados a pessoas que precisam perder peso.
Zero
Esses alimentos tem em sua composição a isenção de determinado ingrediente como o açúcar ou a gordura. Alimentos zero podem também ser light ou diet.
Um engano muito cometido por pessoas que querem emagrecer é o consumo de guloseimas diets ou zero. Esses alimentos nem sempre estão reduzindo as calorias, mas sim outros nutrientes. As ingestões de alimentos light contribuirão sim para a perda de peso.
Para saber com detalhes a respeito dos produtos se faz necessário à leitura do rótulo, somente através dele saberá qual a composição do que irá consumir.
Os adoçantes líquidos são feitos em sua maioria com água, e isentos de calorias. Porém os adoçantes em pó possuem um pouco de caloria, não podendo ser rotulado de zero.
É importante atentar-se sempre ao que realmente o fabricante quis retirar do produto, temos como exemplo o adoçante light, que pode fazer mal as pessoas diabéticas, pois contêm um pouco de açúcar.


Atenção:

• O consumo de produtos light por muito tempo pode gerar incômodos gástricos.
• Chocolate diet engorda tanto quanto o chocolate comum, mesmo não contendo açúcar sua quantidade de gordura normalmente é bem maior.
• Consumir refrigerante zero em grande quantidade não ajuda a perder peso.
• Mulheres grávidas entram na lista de risco ao consumir sacarina (adoçante) e ciclamato (edulcorante), pois essas substâncias passam pela placenta.
Recomenda-se que antes de consumir qualquer um desses produtos, procure orientação médica para uma avaliação da melhor dieta, evitando assim que sua saúde seja afetada.