Páginas

5 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA AULA DE QUÍMICA 2012 – ENSINO MÉDIO – 1º ANO ESCOLA ESTADUAL IMACULADA CONCEIÇÃO DE RIO CASCA


Química é a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas e transformações.

O termo “Química verde” refere-se ao desenvolvimento de processos que reduzem ou eliminam a geração de resíduos tóxicos. a transformação do milho em plástico biodegradável, a produção de solventes atóxicos e a redução de resíduos gerados na manufatura de produtos farmacêuticos populares, como o ibuprofeno (anti-inflamatório e antitérmico).

Matéria tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. O estudo da Química engloba, portanto, todo o mundo material, inclusive nós mesmos, que somos  constituídos de matéria.
O ar que respiramos é matéria, pois possui massa e ocupa lugar no espaço. Os gases também constituem matéria determinando a massa de botijões de gás utilizados na cozinha. À medida que o gás é utilizado, a massa total do botijão diminui.

Conhecimento químico
O conhecimento químico formal teve início no século XVI, quando foi estabelecida a concepção de ciência moderna.
O domínio do fogo significou um grande avanço tecnológico para a humanidade.
Além da iluminação noturna, do aquecimento e da proteção contra o ataque de animais, o fogo permitiu o cozimento de alimentos, ampliando as possibilidades de consumo de vegetais e carnes. Reconhecer materiais inflamáveis, apagar a chama utilizando água ou areia, verificar transformações nos alimentos ao assá-los ou cozinhá-los constituem conhecimento químico.

Saber empírico: com base em observação, prática, erros e acertos.

A contribuição da Química para a sociedade
Aumento da produção agrícola, o desenvolvimento de medicamentos, a elaboração de novos materiais (mais leves, mais resistentes, biodegradáveis e recicláveis) e a produção de combustíveis menos poluentes.

ALQUIMIA: conjunto de práticas e técnicas conhecidas na Idade Média em que se buscava, por exemplo, a transformação de metais em ouro

Os alquimistas são responsáveis pelo desenvolvimento de inúmeras técnicas de laboratório, entre elas a calcinação, a destilação, a cristalização e o aquecimento em banho de areia e em banho-maria, muitas delas utilizadas nos laboratórios atuais. Eles obtiveram também algumas substâncias, como o ácido sulfúrico e o ácido nítrico, e investigaram algumas de suas propriedades, como a capacidade de dissolver metais.