Páginas

14 de maio de 2012

PLANEJAMENTO DE QUÍMICA 2º BIMESTRE 2012


ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO ANUAL

PROFESSOR(A):             FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR                                                                                   DISCIPLINA:       QUIMICA           
SÉRIE:        1º EMG                    TURMA             ANO:      2012                    

TEMA
EIXO TEMÁTICO
TÓPICOS DE CONTEÚDO
NÚMERO DE AULAS
HABILIDADES
ESTRATÉGIAS (COMO)
AVALIAÇÃO
(FORMA / VALOR)







Propriedades dos Materiais







Constituição e organização dos materiais







Materiais









Modelos

Aplicação da Química no cotidiano.
Estrutura atômica.


- Os isótopos, isótonos e isóbaros.

- Os íons, os elétrons e os prótons.


A classificação periódica dos elementos químicos.

Propriedades periódicas

Lei da conservação dos elementos (lei de Lavoisier).
Lei das proporções definidas.
Lei das proporções múltiplas.





1. Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
2. Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.
3. Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
4. Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.
5. Esquematizar, planejar, executar e interpretar experimentos químicos,  comunicando os resultados.
6. Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social.
7. Perceber a inter-relação existente entre os conhecimentos químicos e aqueles produzidos em outras ciências afins.

8- Reconhecer a evolução histórica e o significado científico da tabela periódica.

9- Correlacionar as propriedades periódicas raio atômico, potencial atômico e eletronegatividade




-Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais.

-Diálogo e troca de experiências.

- Elaboração de resumos.

-Elaboração de trabalhos.

- Experimentos.

-Aulas expositivas.

-Exercícios e correção de exercícios.



-Valorizar a presença e participação dos alunos durante as aulas;  o bom relacionamento com os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola;  a responsabilidade e o compromisso com a vida escolar (5 pontos).

-Desenvolver exercícios e atividades que estimulem e facilitem a aprendizagem (5 pontos).

-Avaliação através de provas com e sem consulta (15 pontos).


ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO ANUAL

PROFESSOR(A):             FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR                                                                                   DISCIPLINA:       QUIMICA           
SÉRIE:        2º EMG                    TURMA   _______________  ANO:      2012 

TEMA
EIXO TEMÁTICO
TÓPICOS DE CONTEÚDO
NÚMERO DE AULAS
HABILIDADES
ESTRATÉGIAS (COMO)
AVALIAÇÃO
(FORMA / VALOR)







Medidas das quantidades dos Materiais



Materiais







Soluções

Quantidade de Matéria




Propriedades dos materiais




Termoquímica

Estudo dos gases.
 - Equação geral dos gases.
 - Equação dos gases ideais.








 Reações exotérmicas e endotérmicas.
Entalpia – conceituação.
Lei de Hess. Entropia e Energia Livre




1- Converter a linguagem discursiva em linguagem química por meio de símbolos, fórmulas, convenções e códigos próprios da Química.


2- Efetuar cálculos envolvendo a determinação das fórmulas percentual, mínima e molecular.

3-Calcular em uma reação química as quantidades de substâncias que reagem e que são produzidas, assim como os excessos de substâncias, as purezas, impurezas e rendimentos da reação.

4- Interpretar o comportamento macroscópico dos gases com o auxílio do modelo cinético da matéria, ampliando a visão do modelo de Dalton.

5- Associar o comportamento dos gases às suas variáveis (pressão, volume e temperatura) e às relações que existem entre elas.

6- Associar o comportamento dos gases às suas variáveis (pressão, volume e temperatura) e às relações que existem entre elas.


-Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais.

-Diálogo e troca de experiências.

- Elaboração de resumos.

-Elaboração de trabalhos.

- Experimentos.

-Aulas expositivas.

-Exercícios e correção de exercícios.



-Valorizar a presença e participação dos alunos durante as aulas;  o bom relacionamento com os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola;  a responsabilidade e o compromisso com a vida escolar (5 pontos).

-Desenvolver exercícios e atividades que estimulem e facilitem a aprendizagem (5 pontos).

-Avaliação através de provas com e sem consulta (15 pontos).




ESCOLA ESTADUAL “IMACULADA CONCEIÇÃO” - RIO CASCA
PLANEJAMENTO ANUAL

PROFESSOR(A):             FERNANDA RODRIGUES D’AGUILAR                                                                                   DISCIPLINA:       QUIMICA           
SÉRIE:        3º EMG                    TURMA   ___________  ANO:      2012                   

TEMA
EIXO TEMÁTICO
TÓPICOS DE CONTEÚDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIAS (COMO)







Materiais

















Grupo de substancias orgânicas








-Demais funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas

- Propriedades e nomenclatura oficial.


1. Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
2. Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.
3. Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
4. Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.
6. Perceber a inter-relação existente entre os conhecimentos químicos e aqueles produzidos em outras ciências afins.
7. Integrar os conhecimentos químicos e processos produtivos à responsabilidade de preservação social ambiental.
8. Identificar os constituintes de determinados materiais de uso cotidianos.



-Leitura de textos do conteúdo e de temas transversais.

-Diálogo e troca de experiências.

- Elaboração de resumos.

-Elaboração de trabalhos.

- Experimentos.

-Aulas expositivas.

-Exercícios e correção de exercícios.