Páginas

3 de março de 2012

O perigo do excesso de sódio em alguns produtos light

Vilão e mocinho ao mesmo tempo, o sódio que se encontra no sal de cozinha (cloreto de sódio), quando usado em excesso, pode ocasionar doenças como: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais entre outras.  O sódio está presente em quase todas as preparações ealimentos industrializados. E o problema é que pouquíssimas pessoas têm o hábito de ler os rótulos dos alimentos.
O nosso corpo realmente precisa de sódio na quantidade certa para funcionar adequadamente, porque:
- Ajuda a manter o equilíbrio de líquidos do organismo;
- Ajuda a transmitir os impulsos nervosos;
- Influencia a contração e o relaxamento dos músculos.
Porém, o grande problema é o excesso.
Embutidos, sopas desidratadas, temperos prontos, enlatados, salgadinhos, macarrão instantâneo, congelados, refrigerantes light. Tudo isso e muito mais está na lista dos alimentos que mais possuem sódio na composição.
Muita atenção ao consumir alimentos ditos como “light”.  Ficamos tão preocupados em ingerir algo menos calórico, com menos gordura ou açúcar, que esquecemos que excesso de sódio também é muito prejudicial à nossa saúdeO consumo em excesso do sódio, além dos seus riscos, faz o corpo reter líquido, aumentar a pressão arterial e agravar a hipertensão.
Fazendo um comparativo dos produtos lights e produtos não lights, pode-se perceber que os produtos lights tem quase o dobro de sódio do que os não lights.
Sabe aquelas latinhas de milho e ervilha em conserva? Tem quase 500mg de sódio. E as sopinhas em pó, que muita gente consome pensando estar fazendo dieta com restrição calórica, mas é riquíssimo em sódio. Elas tem entre até 1 g de sódio.
Aqueles copinhos plásticos com macarrão e pedaços de carne e legumes: chega a ter 1,4 g de sódio. E o nosso famoso miojo, procure comer somente o macarrão e faça o seu próprio tempero em casa, pois aquele sachê contido na embalagem possui uma quantidade enorme de sódio, aproximadamente 80% da sua necessidade diária.
Um adulto deve consumir por dia no máximo 6 gramas de sal de cozinha, o que equivale a uma colher de chá ou 2,4 gramas de sódio. O brasileiro consome cerca de 13 gramas diariamente.
Aos pais: façam a sopinha de seu filho em casa, pois a sopa em potinho possui muito sódio também, além dos conservantes.
Os idosos também devem controlar e muito a ingestão dessas sopas prontas que custam cerca de 2 reais.
Portanto, você deve ficar atento aos rótulos dos alimentos, procurando observar sempre a quantidade de sódio presente em sua composição, pois o produto pode ter menos gordura, mas para compensar o sabor, aumentam a dose de sódio, que em excesso pode prejudicar a silhueta e principalmente, a sua saúde.
Alternativas para reduzir o consumo de sal
Independente se a ingestão do sódio é em produtos industrializados, no sal de cozinha ou alimentos light, existem algumas alternativas que podem ajudar a reduzir este consumo, tais como:
- Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados, eles são ricos em sódio, glutamato monosódico entre outros;
- Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta, azeite de oliva e sucos de frutas para temperar os alimentos;
- Evite também o uso de gordura animal como bacon, toucinho, entre outros embutidos para preparações de alimentos saudáveis como o feijão;
- Não utilize saleiro à mesa, pois eleva seu consumo por impulso;
- Não acrescente sal ao alimento depois de pronto.
Produtos ricos em sódio
- Temperos prontos, sopas desidratadas, caldos de carnes, catchup, mostarda, maionese, molho inglês, shoyu, manteiga/margarina com sal;
- Alimentos defumados ou submetidos a algum processo de conservação utilizando sal, como por exemplo: bacon, bacalhau, carne seca, charque, carne de sol;
- Enlatados;
- Salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, biscoitos salgados, aperitivos do tipo amendoim e castanha de caju com sal;
- Queijos salgados como muçarela, provolone, queijo prato, parmesão;
- Alimentos já prontos como hambúrguer, quibe, pastel, coxinha, empada;
- Embutidos: presunto, mortadela, salsicha, atum, sardinha, salame, paio, linguiça etc.
A dica também é evitar ao máximo o consumo dos alimentos de fast food. No shopping, procure opções mais leves e saudáveis, como sanduíches à base de peito de peru, salada, molho vinagrete e pão integral.
E quando for inevitável encarar um hambúrguer, compense na refeição seguinte. Coma frutas, verduras, legumes, carnes brancas, laticínios magros e tome bastante água, prestando sempre muita atenção aos rótulos dos alimentos.
O mais importante é ter o controle e equilíbrio. Hoje em dia, é praticamente impossível evitar pelo menos alguns desses alimentos citados, porém, o fundamental é manter uma alimentação balanceada diariamente e deixar para os momentos especiais, de festas e viagens, refeições mais pesadas e praticar sempre atividades físicas.
E não esqueça, aquele velho ditado: “você é o que você come”, não tem jeito, é a realidade da nossa alimentação e estilo de vida nos dias atuais.
FONTE: PORTAL EM FORMA