Páginas

14 de março de 2011

O EFEITO TYNDALL

Se colocarmos lado a lado um copo com solução aquosa de açúcar e outro copo com leite diluído em água, o feixe de uma caneta- laser deixará um rastro somente no copo que contém uma dispersão coloidal de gelatina em água.

Este fenômeno, conhecido como efeito Tyndall, ocorre devido à dispersão da luz pelas partículas coloidais. No béquer contendo uma solução de açúcar em água, as moléculas do soluto não são suficientemente grandes para dispersarem a luz.
O efeito Tyndall recebeu esse nome , em homenagem ao brilhante físico ingles, John Tyndall (1820 – 1893), que demonstrou por que o céu é azul, e estudou de forma muito completa os fenômenos de espalhamento da luz por partículas e poeira. Esse efeito também foi observado por Tyndall quando um pincel de luz atravessava alguns sistemas coloidais. Esse espalhamento da luz é seletivo, isto é, depende das dimensões das particulas dispersas e do comprimento de onda da radiação. Dessa forma, é possível que uma determinada cor de luz se manifeste de maneira mais acentuada do que outras. O efeito Tyndall é na verdade um efeito óptico de espalhamento ou dispersão da luz, provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal do tipo aerossol. O efeito Tyndall é o que torna possível, por exemplo, observar as partículas de poeira suspensas no ar através de uma réstia de luz, ou, ainda, observar as gotículas de água que formam a neblina através do farol do carro.


AEROSSÓIS

O ambiente em que vivemos precisa ser limpo com regularidade, para que que seja retirada a poeira que constantemente é depositada sobre os objetos.

Esses grãos de poeira, de diâmetros superiores a 1 000 nm, estão em suspensão e tendem a sedimentar. No entanto, há no ar alguns grãos de poeira de dimensões coloidais que nunca sedimentam. Esses tipo de colóide chama-se aerossol. Neblinas , fumaças e sprays são outros exemplos de aerossóis do cotidiano. Quando observamos o rastro luminoso deixado pela luz de um projetor de slides em uma sala escura, ou quando notamos os feixes luminosos dos faróis dos carros em dias com forte neblina, devemos nos lembrar do efeito Tyndall que a luz pode provocar quando atinge partículas coloidais sólidas existentes no ar.

ESPUMAS

Quando um gás é borbulhado em um líquido, além das bolhas enormes e visíveis, são formadas também bolhas de dimensões coloidais. Por isso, as espumas também podem ser classificadas como colóides. Um bom exemplo é o chantilly, formado pela mistura de ar em creme de leite. Um sólido que possui poros de dimensões coloidais é classificado como espuma sólida. É o caso, por exemplo, da pedra-pome, que possui ar em microscópicos poros de dimensões coloidais.

Como você percebeu através destas rápidas informações, o vasto campo dos sistemas coloidais é atraente e gerador de muitas atividades profissionais. No mundo, as industrias ligadas aos colóides empregam milhões de pessoas e movimentam muitos bilhões de dólares.

LAVOISIER E PROUST

Joseph Louis Proust
Nasceu em Angers, França, em 29 de setembro de 1754, sendo, portanto, compatriota e contemporâneo de Lavoisier. Filho de um farmacêutico, estudou Química e Farmácia, tornando-se chefe da farmácia do Hospital de Salpêtrière, em Paris. Aí realizou trabalhos sobre a urina, o ácido fosfórico e o alúmen.Em 1789, fugindo da Revolução Francesa, mudou-se para a Espanha, onde lecionou nas academias de Segóvia e Salamanca e trabalhou nos recém-instalados laboratórios do rei Carlos IV, em Madri. Aí estudou muitos minerais espanhóis e descobriu o processo de extração do açúcar da uva. Em 1808, o laboratório onde trabalhava foi destruído pelas tropas francesas que haviam invadido a Espanha. Isso forçou Proust a retornar para a França.Em 1801 formulou sua famosa Lei de Proporções Definidas, que foi duramente combatida por outro eminente químico francês. Claude Louis Berthollet, durante oito anos, por cartas e artigos escritos em jornais. Bethollet achava que as composições de muitos compostos não eram constantes, mas Proust conseguiu provar que Bethollet falhava por não purificar suficientemente seus compostos e por cometer erros em suas análises químicas. Finalmente, em 1808, reconheceu-se que a razão estava com Proust, e sua lei, sem dúvida, ajudou a fortalecer, na Química, a idéia do átomo de Dalton. Por seus trabalhos cuidadosos de purificação e análise de compostos químicos, Proust é considerado um dos fundadores da Análise Química.Em 1816, Proust foi eleito para a Academia de Ciências da França, e logo depois se retirou para sua cidade natal, Angers, onde faleceu a 5 de julho de 1826.





Proust








Antoine-Laurent Lavoisier nasceu em 26/08/1743 e teve uma educação refinada com forte tendência cientificista. Com 22 anos passou a ser o postulante mais jovem da condição de adjunto da Academia Real de Ciências. Seu primeiro trabalho publicado foi sobre a gipsita (gesso natural).Nesta época, entrou para um consórcio privado que coletava impostos para o governo e passou a ser inspetor itinerante. Durante suas viagens realizava estudos pelas cidades principalmente com a água. Ele ainda tinha outros negócios que começaram com a fortuna herdada da mãe e seus amigos cientistas temiam que isto, apesar de deixá-lo mais rico, dificultasse seu trabalho. Os contatos e a desenvoltura de Lavoisier dentro do governo cresciam e seu principal laboratório foi instalado no arsenal de armas de Paris em 1775, já que ele passara a exercer o cargo de diretor científico da Administração Real da Pólvora.A comunidade científica da época acreditava que a água poderia ser transformada em terra, porque a água que evaporava de uma panela deixava sempre para trás um resíduo sólido. Lavoisier demonstrou, com um experimento simples (seguidas destilações num recipiente de vidro fechado), que o resíduo era material que havia se desagregado do próprio vidro, levando literalmente por terra a chamada idéia da transmudação da água (transformação da água em terra).Mas este não foi o principal experimento de Lavoisier. Como ainda estavam na “protoquímica” os cientistas acreditavam num tal flogisto, uma substância que existiria em toda matéria que pegava fogo, incluindo alguns gases que poderiam ser mais “flogisticados” que outros.Com base na literatura corrente, em especial nos trabalhos de Priestley e Scheele, Lavoisier confirmou que a queima do fósforo deixava a substância mais pesada. Queimando estanho notou que o peso só se alterava quando ele abria o recipiente, isto é, talvez a substância absorvesse algum “tipo de ar” (a palavra gás ainda não empregada). Ao aquecer óxido de mercúrio, Lavoisier notou que este se transformava novamente em mercúrio com perda de parte do peso para um gás respirável.Desta forma, num sistema fechado, ele aqueceu quase um quilo de mercúrio e viu depois de 10 dias a formação de uma camada vermelha, o óxido, cuja quantidade, coincidia com a redução da quantidade de ar do recipiente. O gás restante apagava uma vela rapidamente. Depois, separando e aquecendo o óxido fez a operação inversa e retornou o mercúrio ao seu estado inicial, ao mesmo tempo em que liberou um gás que permitia que a vela continuasse acesa.Em 1777 Lavoisier leu seu trabalho para a Academia Real Francesa e pôde aplicar a navalha de Ockham: entre duas hipóteses para explicar algo, escolha a
mais simples. Não havia necessidade do flogisto e o gás absorvido ou eliminado recebeu o nome de oxigênio (oxy, em grego significa ácido). Quando o oxigênio estava totalmente queimado restava o irrespirável e não inflamável nitrogênio. Claro que algo mais profundo para a ciência foi lindamente descrito neste experimento: a lei da conservação das massas, ou seja, a matéria pode ser transformada, mas não criada nem destruída, pois a conta do coletor de impostos tem que bater no final.Por este cargo no governo, por seu título de nobreza e apesar de serviços prestados a ciência e ao povo francês, foi condenado, junto com outros, pelo Tribunal Revolucionário. Lavoisier ainda tentou protelar a sentença para poder terminar alguns experimentos. Foi executado no mesmo dia (08/05/1793).Lavoisier estará eternamente na memória dos homens e diferente do que pensara seu amigo em 1762, ele não morrera por causa de sua devoção à ciência, mas justamente por causa daquilo que a ciência combate: a ignorância, a arrogância e a politicagem, que foram disfarçadas na revolução francesa de liberdade, igualdade e fraternidade.
É famosa sua frase: “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
Agora, apresentaremos suas leis:
Lei das proporções definidas ou Lei de Proust
Você vai fazer um bolo e com a quantidade de ingredientes que você fez o bolo não deu para todo mundo. Daí pra fazer outro bolo que seja três vezes maior e com o mesmo sabor que o outro você precisa multiplicar a quantidade dos ingredientes três vezes.Da mesma maneira, se você quiser fazer um bolo que seja a metade do primeiro, a medida de cada ingrediente devera ser dividida por dois.
O raciocínio que fizemos para o caso do bolo é feito também pelos químicos ao realizar uma reação química. Isso porque quando duas substancias reagem para formar um composto elas devem ser combinadas em quantidades proporcionais.

Definição da lei

A lei de Proust pode ser enunciada da seguinte maneira:
Quando duas ou mais substancias se combinam para formar um composto, elas devem guardar entre si proporções certas e definidas.
Podemos concluir que na formação desse composto, os elementos com maior massa atômica participam em maior proporção.

Lei da conservação da Massa ou Lei de Lavoisier
Para compreender a Lei vamos começar analisar a descrição de duas experiências de duas experiências e tirar algumas conclusões.

Primeira experiência. Colocam-se 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecha-se o vidro. Na reação química que ocorre entre as duas substancias há formação de sulfato de zinco e desprendimento de hidrogênio. A massa do sulfato de zinco mais a massa do hidrogênio desprendido será de 164 g.
Ou seja, a soma das massas resultantes da reação é igual à soma das massas das substancias regentes.
Segunda experiência. Num dos ramos do tubo de vidro são colocados pedacinhos de mármore; no outro é colocada uma porção de acido sulfúrico. Em seguida o vidro é fechado e a massa do conjunto (mármore+acido+vidro) é medida numa balança.
Depois de conhecer a massa total do conjunto, vira-se o vidro de modo que a mármore e o acido entrem em contato. Observa-se no recipiente uma efervescência com desprendimento de dióxido de carbono.
Pensando novamente o tubo de vidro, verificamos que a massa do conjunto antes e depois da reação continua a mesma.
Conclusão das experiências. Podemos verificar que, num sistema fechado, a massa final do produto da reação é igual a massa inicial das substancias regentes, ou seja, numa reação não ocorre perda nem ganho de matéria.

Definição da lei
A lei de Lavoisier pode ser enunciada assim:
Num sistema fechado, quando duas ou mais substancias reagem entre si, a massa total dos produtos é igual a soma das massas das substancias reagentes.
Ou de maneira mais simples e já popularizada:
Na natureza nada se cria nada se perde; tudo se transforma.
Durante as reações químicas não há criação nem perda de massa; o que ocorre é a transformação das substancias reagentes em outras substancias.

Lavoisier e Proust: leis que fundamentaram a química
As leis de Lavoisier e Proust consistem em medir a quantidade de uma substancia em laboratório e indústria.
· A lei de Lavoisier é a garantia de que num processo químico não ocorre criação nem destruição de matéria, por isso é denominada lei da conservação da massa;
· A lei de Proust é a garantia da proporcionalidade entre as massas das substancias reagentes e dos produtos numa reação química; por isso, é denominada lei das Proporções Definidas.
Essas leis, na indústria e no laboratório, servem tanto para calcular a quantidade de reagentes no preparo de substancias como a quantidade de produtos que deverão ser obtidos.