Páginas

20 de maio de 2012

Conto de um Químico



por Fabiano Fagundes
São Pauling, Ponte de Hidrogênio, noite de 15 de novembro. Um elemento está prestes a ter uma reação precipitada.
Policial: "Atenção, Metil, você está cercado! Seus dias de Radical Livre acabaram!" - Fótons são tiradas pela imprensa
Repórter: "Estamos aqui onde um Radical Livre ameaça se jogar da Ponte de Hidrogênio. De acordo com as autoridades, Metil matou um cara!"
Policial: "Metil, você é culpado por causar envelhecimento precoce, enfisemas, e até câncer! Entregue-se, você precisa ir para CADEIA!"
Metil: "NUNCA! Sou um radical LIVRE! E se alguém se aproximar, eu vou REAGIR!"
Policial: "Cuidado, rapazes, ele tem um número ímpar de elétrons".
Psicóloga: "Ele é instável assim porque teve uma infância isenta de antioxidantes. Policial, deixe que eu vá conversar com ele".
Policial: "Ok, mas tome cuidado! Se chegar muito perto ele pode te roubar elétrons".
Psicóloga: "Não se preocupe, farei uma ligação".
Psicóloga: "Metil, desça daí! Sempre há uma solução!"
Metil: "Não sou mais parte da solução, em breve serei um precipitado".
Psicóloga: "Vim para neutralizar essa situação. Conte-me o que houve".
Metil: "Bem... Tudo começou há um tempo atrás, na ilha do Mol. Encontrei amina perfeita na balada e fui xavecá-la. Afinal, precipitado que sou, decantada eu entendo".
“Aê, Amina! Se beleza desse cadeia, você seria uma aromática, sua cheirosa!” Ela riu potássios! “KKKK”...
"Senti que estava rolando uma química entre nós. Tinhamos uma ligação muito forte, sabe? O nome dela era Cátion, era uma garota muito positiva. Mas com o tempo a relação foi ficando saturada. Eu dizia: “O amor é fogo que arde sem se ver”. Ela respondia: O nome disso é METANOL!"
“Metanol?” – disse eu. Foi então que descobri que Cátion era uma DEPENDENTE QUÍMICA. Fui trocado por um ÁLCOOL!
Amina pisou no meu coração com sua Butinona. Minha vida amorosa seguia o Princípio da Incerteza. Era como viver uma meia-vida!
Fiquei tão negativo que nem as piadas do ácido crômico me alegravam mais. Sentia-me mais solitário do que o hidrogênio, que nem família tem!
Minha instabilidade gerou um câncer e causou uma morte. Por este crime, passei a ser perseguido como se fosse o “Amoníaco do Parque”.
Fui preso e o delegado me disse que tinha direito a uma ligação. Quis ligar pro meu AVOGADRO, mas o número dele era muito grande, nunca decorei…
Eram muitos os elementos estranhos naquela cadeia isomérica. Todos CIS-mados e TRANS-tornados comigo.
Minha cela estava cheia de elementos TRANS. Fiquei me perguntando se aquela seria uma cadeia HOMOcíclica… Recebi vários Alcenos e, ao ouvir Alcino de recolher, pensei: Vou entrar pelo Alcano!
Devem ter me confundido com o Grafite, pois estavam botando pressão pra me fazer diamante.
Já na cela ao lado ficavam o Mercúrio, o Césio 137 e o Ácido Sulfúrico. Denominavam-se “os intocáveis”. Muito perigosos.
Alguns elementos acabavam Pirano e indo parar na ala psiquiátrica. Como o Detergente, aquele bipolar. Que rapaz mais tensoativo!
Era uma cadeia fechada de segurança máxima. Os muros eram cheios de spin e cerca-elétron.
Às vezes, no silício da noite, Lia na Kama Robson Crusoé Francês pra tentar me manter mais Eletropositivo.
Meu amigo Frâncio era o mais bem informado pq vivia do lado do Rádio
– “Ei Metil, sabia que Bela Magrela Casou com Sr Barão Ratão?”
De vez em quando ligávamos o Rádio pra ouvir Carbono Vox ou KCl - "Quem sabe eu ainda sou uma moleculinha..."
Sentia saudade de tudo! Do bilhar com meu amigo Dalton. Do pudim de passas da padaria do Thompson. Até das visitas ao Planetário Rutherford.
Então resolvi que iria fugir!

Psicóloga: "Como fez? Pagou Propino?"
Metil: "Não, quebrei aquela cadeia!"
Em uma rebelião, consegui a energia de ativação necessária. A chapa calefou! Eu e meu inflamável amigo C4H10 butano fogo em tudo e fugimos.
Mas não sou nobre como aqueles gases. Vivo sem um Níquel! Até meu ex-camarada Urânio, que enriqueceu na Coreia, virou as costas pra mim.
Como viu, minha vida sempre foi um Cobre! Eu só me Ferro!
Psicologa: "Calma, Metil, Metalize energias positivas."
Metil: "Chega! Estou super-saturado dessa vida".
Psicóloga: "Ora, vamos! Seja covalente e enfren..... NÃÃÃÃÃOOO!!!"
Metil: “IIIIIIIUUUUUUUPAC!!”
Repórter: "Que barulho foi esse?"
Psicóloga: "Ele pulou!"
Policial: "Esse não reage mais…"
6 padres Carbonos e 6 freiras Hidrogênios se aproximam.
Repórter: "O que vcs estão fazendo?"
Padres: "Benzeno. Vamos usar H2O-ly.
Repórter: "O q é isso?"
Freiras: "Água Benta."
Psicóloga: "Ei, esperem! Vejam, há um bilhete no bolso dele!!!"
“Cátion, eu te A(6x10²³), meu Sulfeto (S2) é seu. Sulfato de Berílo (BeSO4), Metil”.


A ENERGIA QUE VEM DOS ALIMENTOS



É fácil entender que as máquinas funcionam à custa do consumo de combustível. Afinal se está familiarizado com postos de gasolina, que vendem o combustível que mantém os carros funcionando, utilizando a energia liberada no processo de combustão. O ser humano também precisa de combustível para "funcionar" e aproveita a energia liberada no processo de combustão dos alimentos, de modo similar ao que acontece nos carros, isto é, através de reação com oxigênio e produção de substâncias mais simples, geralmente gás carbônico e água. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, substâncias compostas apenas de hidrogênio e carbono, em diferentes quantidades e proporções. O principal componente é o octano, C8H18. A reação envolvida é: 

C8H18(g) + 12½ O2(g) 8 CO2(g) + 9 H2O(l

A principal fonte de energia do ser humano são os alimentos, compostos basicamente de carboidratos, proteínas e gorduras. Aliás, cerca de 50% do que ingere é de carboidratos, mas boa parte não sofre o processo de digestão e, portanto a energia que está armazenada nestas substâncias não é aproveitada. Por exemplo, a celulose, que é o material estrutural da madeira, é uma fonte primária de fibras na dieta do homem. As fibras são necessárias e auxiliam no movimento de material através dos intestinos, mas não fornecem energia porque não são digeridas. 

Os carboidratos digeríveis são os açúcares e amidos. O organismo transforma estas substâncias em glucose, que se dissolve na corrente sanguínea e pode ser transportada até as células. Nos animais, inclusive humanos, a glucose passa por reação de combustão e fornece a energia necessária para o organismo.

C6H12O6(aq) + 6 O2(g)  6 CO2(g) + 6 H2O(l)

O calor liberado durante este processo é igual a 16 mil joules (ou 16 kilojoules) por grama de glucose queimada. O número parece assustadoramente alto, principalmente para quem deseja emagrecer! Este calor é suficiente para aquecer 1 litro de água em 4ºC. O ser humano queima 1 grama de glucose em um minuto andando de bicicleta ou em 2 minutos estudando química. Uma batida do coração consome a energia de aproximadamente 1 joule. Na média considera-se que a queima dos açúcares e amidos no organismo libera a energia correspondente de 17 mil joules (ou 17 kJ) por grama do carboidrato. 

Simplificando. Habitualmente o conteúdo energético dos alimentos é descrito em calorias alimentares, que na verdade são kilocalorias (kcal). Passando para esta outra unidade, observa-se que o calor liberado pela queima dos carboidratos é de cerca de 4 kcal por grama. Outro combustível alimentar importante são as proteínas que são substâncias compostas principalmente de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, formadas por enormes seqüências de unidades simples, os aminoácidos. 

As proteínas desempenham várias e importantes funções nos seres vivos e também são usadas como fonte de energia. Boa parte das proteínas que se come é decomposta em partes durante o processo de digestão e estas partes são aproveitadas para a construção de outras proteínas, como músculos, por exemplo, no próprio organismo. 

Entretanto, uma parte é queimada, isto é, reage com oxigênio e tem como produto final a uréia CO(NH2)2. Neste processo, a energia liberada, em média, é de 17 mil joules por grama, aproximadamente a mesma quantidade de energia liberada com a queima dos açúcares. 

As gorduras são a principal fonte de energia. 

Estes compostos têm longas cadeias do grupo CH2 e, neste aspecto, são similares aos hidrocarbonetos que compõem a gasolina, comportando-se de modo parecido. Por exemplo, a tristearina, C57H110O6, componente da gordura da carne bovina, consiste de três longas cadeias do grupo CH2 ligadas entre si em uma das extremidades por grupos que contém oxigênio. A queima desta substância libera 38 mil joules por grama, ou seja, 9 kcal por grama, mais do que o dobro do calor liberado pelos carboidratos e proteínas, e próximo do calor liberado na queima da gasolina que é de 48 mil joules por grama (12 kcal por grama). 

As gorduras contêm uma proporção muito pequena de átomos de oxigênio e durante a combustão liberam mais calor do que as proteínas e os carboidratos. Quando se come mais combustível do quese utiliza, o excesso é armazenado na forma de gordura para uso futuro. Animais e máquinas precisam ser muito eficientes em estocar combustível para uso futuro. O acúmulo de gordura no corpo humano exerce o mesmo papel dos depósitos de petróleo na Terra. Ambos correspondem a energia armazenada de modo altamente compacto, à espera de utilização. 

A tabela a seguir mostra o conteúdo calórico de alguns alimentos. As dietas recomendadas para jovens adultos homens de 18 a 20 anos correspondem à cerca de 2500 kcal ou 10 milhões de joules por dia. Para mulheres da mesma idade são recomendadas 2000 kcal ou cerca de 8 milhões de joules.

ALIMENTOCOMPOSIÇÃO (porcentagem)ENTALPIA ESPECÍFICA
ÁguaProteínaGorduraCarboidrato(kJ/g)
Maçã84,30,30,011,92,5
Carne bovina54,323,621,10,013,1
Pão39,07,81,749,712,6
Queijo37,026,033,50,017,0
Hamburguer40,915,814,229,117,3
Leite87,63,33,84,72,6
Batata80,51,40,119,73,5

Entretanto, a quantidade de combustível necessária para um indivíduo depende das suas atividades e do seu preparo físico.Quanto mais ativos for, mais combustível necessita. Uma pessoa muito ativa pode consumir o dobro da energia de uma pessoa sedentária. Além de simplesmente consumir energia, a atividade física viabiliza a construção de músculos e a diminuição de gordura no corpo. Como o tecido muscular requer mais energia para a sua própria manutenção do que o tecido gorduroso, a pessoa ativa e com musculatura bem desenvolvida, apenas respirando, queima mais combustível do que a pessoa sedentária e isto também colabora para evitar o ganho de peso.

ODOR NAS AXILAS E ÁCIDO CARBOXÍLICO!!!


Entre as descoberta dos motivos que causam o odor desagradável da transpiração esta a descoberta de que ácidos carboxílicos são as substâncias que causam o mau cheiro. Um dos principais é  o ácido 3-meil-hex-2-enóico:
Os desodorantes muitas das vezes tentam utilizar um perfume para minimizar o mau cheiro da transpiração. Outros incluem em sua composição substâncias que inibem a atuação dos microorganismos. Ex: triclosan que é um anti-séptico, bactericida e vermicida, é uma preparação a base de fenol. Pouco solúvel em água e boa solubilidade na maioria dos solventes.
Existem também desodorantes com substâncias capazes de neutralizar os ácidos responsáveis pelos maus cheiros. EX: desodorante com bicarbonato de sódio. A função dessa substancia é diminuir o odor por meio da reação com  ácidos carboxílicos transformando-os  no sal correspondente.
           Estas descobertas tiveram bastante êxito, porque pessoas passaram a terem menos problemas relacionados ao odores nas axilas.