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15 de janeiro de 2012

FIM DO LIVRO PENSE MAGRO... RESUMINDO...


RESUMINDO... LIVRO PENSE MAGRO...

No livro a primeira parte e destinada ao trabalho sobre a Teoria Comportamental Cognitiva dando enfoque ao que irá ocorrer nas próximas paginas, podendo ser visto com os três primeiros encontros na psicoterapia clinica, na qual o terapeuta irá explicar a teoria e fechar o foco do tratamento. 
Após essa primeira parte, entra-se nas seis semanas na qual são relatadas diariamente com tarefas e ações que o leitor deve se propor a fazer. No final do livro, a última parte, se dedica a relembrar alguns fundamentos aprendidos e a dar motivação para a pessoa continuar a ser magra. 
Após leitura do livro lançado em 2008 e também do livro Tarefas lançado em 2009, estabeleceu-se um total de 12 encontros semanais. Os doze encontros são destinados a repetição dos capítulos contidos no livro em uma seqüência semanal. As duas primeiras semanas e de apresentação do programa e assimilação do problema, as seis semanas seguintes são propriamente a aplicação semanal do que seriam os tópicos diários vale ressaltar que na metade do programa colocou-se um encontro para dinâmica de relaxamento e mais um encontro com a presença de uma nutricionista. As duas últimas semanas trabalham-se somente o foco nas técnicas aprendidas e na compreensão de como manter-se magro. Como em toda atuação da TCC o Pense Magro atua de forma psicoeducativa, o que assegura seu sucesso em longo prazo. 
Uma das técnicas utilizadas dentro dos grupos é a "tarefa de casa". Trata-se de um dever que o terapeuta irá estabelecer em conjunto com o grupo para que haja a remodelação do pensamento naquele momento. Para inicio do tratamento a tarefa de casa se limita ao "Registro Diário de Pensamentos Disfuncionais" e "Programa Semanal de Atividades Diárias". 
Essas primeiras tarefas são o ponto de embasamento para o foco do tratamento. Através das tabelas o terapeuta poderá saber qual o pensamento que cada participante está distorcendo e onde esse pensamento é mais freqüente. Posterior à formulação dessas bases para o processo, com a participação ativa do grupo, irá conseguir ajudar o cliente a ter uma melhora em seu pensamento. 
As sessões ocorrem através do dialogo pré-socrático com o intuito de que, através de perguntas e respostas, o cliente possa pensar melhor sobre as suas concepções e perceber que podia estar melhor, ou que podia pensar diferente sobre determinada coisa. O dialogo é a intervenção do terapeuta no dialogo e fundamental para a reflexão sobre os pensamentos. 
A TCC não possui uma indicação certa, sendo indicada para todo tipo de patologia. Tendo hoje um grande sucesso em seus trabalhos pela praticidade, tempo que se limita ao máximo de 20 sessões e as técnicas diretivas que utiliza. 
O diferencial da TCC é que ela ensina ao cliente como ser seu próprio terapeuta, sendo considerada Psicoeducativa, como ter uma compreensão de si próprio. Devido a este fato dificilmente essa pessoa precisará ter um acompanhamento direto, e sim fazer sessões de manutenção. Trabalha-se a autonomia do cliente. 
Trabalhando com o pensamento, com o comportamento através da aprendizagem, a TCC é uma teoria que contribui muito para a melhora daqueles que procuram ajuda. Em um pequeno tempo é possível modificar um pensamento que, conseqüentemente, modificará uma cadeia de comportamentos e pensamentos que causam sofrimento. 
Estamos em constante aprendizagem, é necessário que estejamos dispostos a aprender. É necessário ver o mundo com outros olhos, perceber que tudo não é ruim, e que o desespero nem sempre é necessário. Ter pensamentos positivos e procurar ter uma visão mais amena acerca dos acontecimentos é um passo para o controle, a busca pela qualidade de vida. 
Se eu sou aquilo que penso, logo devo ter pensamentos bons, e reconhecer as minhas limitações para conviver bem comigo mesmo. Não é necessário que a vida seja uma maravilha para que eu seja feliz, até porque a felicidade é subjetiva. Deve-se aprender a aceitar como se é e saber ter responsabilidade. 

SEMANA 2 A SEMANA 6 DO LIVRO PENSE MAGRO!!!

- Semana 2 - Organize-se: prepare-se para fazer a dieta.

Durante essa semana e trabalhado as questões de: "Arrume tempo e energia"; "Escolha um plano de exercício"; "Estabeleça metas realistas"; "Diferencie fome, vontade e desejo incontrolável de comer"; "Pratique a tolerância a fome"; "Supere o desejo incontrolável por comida"; "Planeje o dia de amanhã".

A proposta dessa semana é que o individuo consiga programar para fazer um programa de exercício físico, sempre mantendo o controle sem exageros. As metas devem ser realistas para que não contribua com os pensamentos sabotadores, um exemplo seria o de que uma pessoa que não tem o hábito de fazer exercício físico não deverá programar-se a realizar duas horas de exercício. As metas devem estar dentro do perfil de cada um e dentro do que lhe é permitido nesse momento. É proposto também um dia de fome, na qual o individuo irá somente tomar café-da-manhã e jantar, para que identifique os momentos que estará verdadeiramente com fome, e não a impressão de se passou quinze minutos do horário do almoço já é motivo para calafrios, tonturas e dor de cabeça. A autora ressalta que mesmo sem ter se alimentado o dia inteiro não se deve ?compensar? na janta.
 A fome existe em momentos e não é um processo acumulativo. Para que a dieta funcione, também é proposto que se planeje o dia seguinte, sabendo o que e aonde irá se alimentar para que imprevistos não façam com que se saia da dieta. 



- Semana 3 - Vá em frente, comece a dieta;

Nesta semana deve-se aprender a monitorar a alimentação, através das anotações diárias. Evitar a alimentação não-planejada, conseguindo identificar os estímulos e os pensamentos sabotadores e acabar com os excessos alimentares, modificando a definição de saciedade. Neste momento já se iniciou a dieta, o programa traz então um dia denominado?Pare de se enganar!, na qual o individuo é colocado para refletir sobre seus pensamentos, e o porquê de nunca ter tido sucesso em outras dietas, relatando o sentimento de vitimização, o sentimento de culpa, insegurança e desesperança. Propõe a motivação no tópico?Volte aos trilhos?, na qual coloca a responsabilidade para o indivíduo e que ele é capaz de modificar seus hábitos. No final da semana é proposto o dia para se pesar. 

- Semana 4 - Reaja aos pensamentos sabotadores; Nesta semana são apresentadas técnicas de motivação e reação aos pensamentos sabotadores e aos sentimentos. O dia intitulado como?Diga "paciência" para a decepção? ensina como conseguir contrariar a síndrome da injustiça e saber como lidar com o desânimo, identificando todos os pensamentos sabotadores. Nessa semana é acrescentado um tópico, ou uma técnica na qual é apresentado para um questionário de sete perguntas. Através das respostas dessas sete perguntas a pessoa será capaz de identificar os erros sabotadores e formular respostas racionais para o enfrentamento. 

- Semana 5 - Supere desafios; Neste momento as técnicas estão voltadas para o cotidiano, no qual o problema não é somente os pensamentos sabotadores e sim ao convívio social. No primeiro dia ela remete a uma reflexão em relação às pessoas que insistem para que a pessoa coma, ensinando a como resistir. Inicia-se a busca do controle para quando se estiver comendo fora de casa, ou em lugares festivos. São apresentadas as questões das bebidas alcoólicas que são bastante calóricas, e o excesso sempre trazem hábitos ruins em relação ao comportamento de alimentar-se. Um tópico inteiro é destinado a uma reflexão sobre viagem. Ensinando como se preparar para viajar e programando os locais, horários e situações que poderá enfrentar. Ir preparado é fundamental, estar sempre preparado é imprescindível. Novamente é falado sobre a questão da alimentação emocional, sendo apontado por Beck como a principal fonte de excessos e recaídas. Através das técnicas aprendidas até este momento o individuo já possui um arsenal para conseguir resolver os problemas e resistir. 

- Semana 6 - Aprimore novas habilidades; nesta última semana do programa, o individuo é submetido a uma analise de tudo que conquistou das técnicas que aprendeu e como conseguir manter-se nesse padrão. Os tópicos bases são ?Acredite em você?; ?Reduza o estresse?; ?Aprenda a lidar com o platô?; Mantenha os exercícios. Enriqueça sua vida; Faça uma nova lista de tarefas; Pratique, pratique e pratique!?. Em suma, trata das questões do aprendizado, fortalecendo o que foi aprendido e auxiliando ao individuo que consiga ser dono de si mesmo. 


O próximo tema já se trata da intenção de quando deve parar de emagrecer e começar a manter. Trazendo uma lógica para que a pessoa saiba lidar com o momento atual sem exagerar nas alimentações. Existem algumas observações que são feitas neste momento sobre o controle que se deve fazer na alimentação. 
O último tópico fala sobre a manutenção do novo peso. Ensinando que a observação do comportamento e o controle dos pensamentos sabotadores serão para todo o sempre. Remete à pessoa a responsabilidade do que conquistou até aqui e que poderá conseguir manter esse resultado, pois só dependerá de si mesmo. 
Assim, encerra-se o programa, deixando em aberto a necessidade de participação de sessões mantenedoras para consolidação do trabalho desenvolvido. 
Após o desenvolvimento deste primeiro livro lançado no Brasil em 2008, Judith Beck já elaborou mais dois sobre o mesmo tema com enfoques diferenciados tendo por títulos Pense Magro: Caderno de Tarefas lançado em 2009 e Pense Magro: Para toda a vida  lançado em 2010. 
Os dois são complementos para aplicação da técnica, logo para esta pesquisa será utilizado os três livros. 
O primeiro traz a teoria em si, uma explicação de cada passo, cada dia, cada semana e as tarefas de casa. Sendo muito mais teórico e direcionando somente a prática. 
O segundo traz somente tarefas, com quadros, gráficos, cartões de enfrentamento e outras dinâmicas para que o cliente o utilize para suas anotações. Considerado como um auxílio ao primeiro, que trata mais da teoria, neste você prática o que aprendeu no primeiro. 
O terceiro já traz uma inovação que é o auxilio da nutrição, sendo que nos últimos capítulos, Beck, com o auxílio de uma nutricionista, fala sobre os alimentos, suas proteínas, calorias, carboidratos... Explica de forma simples como a pessoa pode montar seu próprio cardápio através daquilo que gosta e sem passar fome. Além de desmistificar alguns conceitos que temos em relação ao alimento. Após o emagrecimento é fundamental permanecer com o conhecimento aprendido, e este último livro proporciona esta fundamentação.