Páginas

5 de fevereiro de 2011

AÇO INOXIDÁVEL



Existem alguns aços que são resistentes à corrosão, são os inoxidáveis. Esses aços são caracterizados pela resistência à corrosão atmosférica, pois quando estão ligados com outros metais como o Cromo e o Níquel, ficam menos reativos. São fabricados a partir do ferro-gusa em altos-fornos.

A expressão aço inoxidável nos dá uma idéia de um material que não se destrói mesmo quando submetido aos mais violentos abusos, mas na verdade esse tipo de aço não é eterno, só apresenta uma maior resistência à corrosão quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo. 

A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente à presença do cromo, que permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais.
Assim, podemos definir como aço inoxidável o grupo de ligas ferrosas resistentes à oxidação e corrosão, que contenham no mínimo 12% de cromo.

O aço é facilmente corrosível por ação química ou eletroquímica. O próprio meio ambiente o danifica: o oxigênio do ar, por exemplo, quando entra em contato com o ferro contido no aço forma o óxido de ferro causando alterações naturais, porém, indesejáveis. O próprio nome já indica, aço inoxidável é um aço de alta-liga resistente à ação deteriorante do oxigênio, ou seja, não sofre oxidação. Apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.

Principais utilizações dos aços inoxidáveis:

• Utensílios domésticos: Grandes eletrodomésticos e pequenos utensílios, como garfos, faca e talheres em geral, e também panelas. 

• Em automóveis: produção de peças para veículos automotores como, por exemplo, canos de descarga. 

• Na construção civil: em edifícios e casas; 

• Na Indústria: alimentação, produtos químicos e petróleo. 

• Nos grandes centros urbanos: fachadas e placas de sinalização visual. 

Propriedades como resistência à corrosão e à capacidade de compor peças higiênicas e estéticas fazem do aço inoxidável um material muito atrativo para diversas finallidades. 

PROPRIEDADES DO AÇO INOXIDÁVEL
• É resistente a altas temperaturas; 

• Permite acabamentos superficiais e formas variadas, o que o faz ainda mais atrativo; 

• Possui um forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio); 

• Resistência mecânica adequada, o que permite moldá-los;

• Facilidade de limpeza, pois a baixa rugosidade superficial faz com objetos de aço inox sejam mais facilmente higienizados.

SAL IODADO

O Sal Iodado é o sal que contém Iodo. O Iodo é um mineral essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Sem Iodo, o corpo e o cérebro não se desenvolvem adequadamente. A falta de Iodo é a causa mais comum da deficiência mental no mundo, mas, felizmente ela pode ser prevenida.
A carência de Iodo afeta a saúde de mais de 50% das pessoas que vivem nas regiões com deficiência de Iodo. Estas pessoas não podem trabalhar ou produzir bem. Muitas crianças não crescem nem estudam bem por causa da deficiência de Iodo.
.
As manifestações da deficiência de Iodo são várias: o bócio, o atraso mental, crescimento e desenvolvimento retardados, entre outros. O bócio é o sinal mais evidente da falta de Iodo. Porém, o efeito mais grave e que, muitas vezes não é facilmente observado, é o atraso mental que é irreversível (quer dizer, que não tem cura).
O bócio é o aumento do tamanho da glândula tiróide que se encontra no pescoço. Quando existe pouco Iodo no corpo, esta glândula aumenta o seu volume ao tentar recolher mais Iodo.
A quantidade diária de Iodo que o nosso corpo precisa é muito pequena. O total que uma pessoa precisa durante toda a sua vida é uma colherinha das de chá.
O Iodo está disponível nos alimentos do mar, como o peixe, mariscos, mas como o acesso a estes alimentos é difícil em muitos casos, decidiu-se colocar o iodo no nosso sal, de modo a enfrentarmos os problemas causados pela sua falta.
O consumo regular do Sal Iodado na alimentação, pode evitar as doenças causadas pela falta de Iodo. O Sal Iodado não é um remédio nem a cura para o atraso mental ou cretinismo, porém ajuda a prevenir estas doenças. Consumir Sal Iodado na alimentação ajuda a reduzir o tamanho do bócio, quando este é pequeno. Quando o bócio é grande, este pode parar de crescer mais, se consumirmos regularmente o Sal Iodado.
Portanto, a melhor forma de prevenirmos o aparecimento das doenças por falta de Iodo é através do consumo regular do Sal Iodado. O Sal Iodado começou a ser produzido em Moçambique desde 1995, pelos produtores de sal e já está à venda em algumas lojas. Este sal é vendido em sacos de plástico com a inscrição SAL IODADO. Contudo, os produtores deste sal ainda precisam de muito apoio para poder continuar a produzir Sal Iodado nas suas Indústrias.
É uma mistura de sal de cozinha com iodeto de potássio (KI). Este composto quando em solução aquosa se dissocia em íons iodeto (I1-) que são essenciais para os hormônios tiroxina e triodoronina. A falta de produção destes hormônios na tireóide conduz ao Hipotiroidismo de que resultam o bócio, ou “papo” e mixedema.

Tudo isso se deve a maior quantidade de iodo que foi adicionada ao sal de cozinha entre 1998 e 2003. Na época, as indústrias deveriam adicionar de 40 a 100 mg/kg de iodo ao sal. Depois de um grande estudo realizado pela USP em escolares de oito Estados brasileiros, que revelou aumento da quantidade de iodo na urina, o Ministério reduziu o iodo adicionado ao sal para 20 a 60 mg/kg.
A UNICEF recomenda que crianças na faixa etária de zero a sete anos, consumam 0,09mg de iodo; pessoas com idade entre sete e 12 anos, uma quantidade equivalente a 0,12mg e maiores de 12 anos, 0,15mg do nutriente por dia. Em gestantes ou lactantes, essa necessidade aumenta para 0,2mg por dia.


CURIOSIDADE...

Qual é o composto com o cheiro mais desagradável que existe?

Muitos compostos de enxofre com baixo peso molecular produzem reações adversas nas pessoas, mesmo se elas nunca tiveram contato com estes compostos antes, como as emissões do gambá (n-butiltiol). O ácido butanóico faz lembrar o cheiro de vômito e putricina (1,4-butanodiamina) e cadaverina (1,5-pentanodiamina) lembram a carne podre.




PÉ DE CHULÉ


O fato dos pés permanecerem fechados em calçados, muitas vezes inadequados, durante muito tempo, contribui para a proliferação de microorganismos.
Você sabia que cada pé é capaz de produzir o correspondente a ½ xícara de suor por dia?
A sola dos pés possui muitas células sudoríparas, aproximadamente 120.000 glândulas, responsáveis pela produção de suor, o que causa a presença de grande umidade nessa parte do corpo.

Pé x Chulé...
A pele dos pés precisa de atenção para se manter sempre limpa, hidratada e livre de microorganismos, como os fungos e bactérias, que se desenvolvem bem em ambientes onde existe pouca ou nenhuma luz, bastante umidade e matéria orgânica morta, como as células que descamam dos pés. Estes microorganismos alteram as condições naturais da pele dos pés e provocam o odor desagradável, popularmente conhecido como "chulé".
O pé-de-atleta, cientificamente chamado de Tinea pedis, é uma forma de micose bastante comum, causada por várias espécies de fungos, entre eles o Tricophyton interdigitale e o Tricophyton menthagrophytes, que comumente atacam os pés, formando bolhas e descamação.
Estas lesões localizam-se principalmente entre os artelhos e provocam coceira intensa. Sapatos e meias inadequados, apertados e de bico muito fino, que não permitem a ventilação e o uso de banheiros públicos com pisos úmidos, contribuem para disseminar a doença.
A micose de unha, onicomicose, é uma infecção causada por fungos, de difícil e longo tratamento, porque o fungo se adapta muito bem às unhas dos pés, provocando o engrossamento, amarelamento e descamação das unhas.

CUIDADOS DIÁRIOS PARA OS PÉS

A higiene dos pés é fundamental para evitar a proliferação dos fungos e bactérias, que encontram na umidade e temperatura resultante do confinamento aos sapatos, condições ideais para sua multiplicação.
O banho diário é a etapa mais importante para assegurar a limpeza, a remoção de células mortas e áreas endurecidas. Esfregue delicadamente o contorno das unhas e cutículas, retirando as impurezas acumuladas. Enxágüe abundantemente, para que o produto seja removido da pele de forma eficaz.
Um eventual resíduo de produto de limpeza pode ressecar e irritar a delicada pele entre os dedos, favorecendo o ataque fúngico. Para finalizar a higiene lembre-se de secar muito bem os pés, especialmente a área entre os dedos e ao redor das unhas, a fim de diminuir ao máximo a umidade que favorece a multiplicação dos fungos e bactérias.


Dica importante!
Em dias mais frios e úmidos uma boa dica é usar um secador de cabelo para ajudar na secagem, antes de calças meias e sapatos.
É importante lembrar quer as buchas, escovas e esponjas usadas devem ser completamente enxaguadas e secas após o uso, e trocadas periodicamente, no máximo a cada mês, para evitar que também se tornem focos de contaminação microbiana.

Desodorizando os pés

Se você permanece com os pés calçados, totalmente cobertos por muitas horas, deve adotar o uso de desodorantes específicos para esta parte do corpo. Um agente anti-microbiano de grande uso em formulações desodorantes para os pés é o Triclosan, um germicida potente, que elimina as bactérias nocivas presentes nesta região.
Após o banho, antes de calçar meias e sapatos, pulverize toda a extensão dos pés com um desodorante pédico, concentrando- se na região interdigital. Borrife também a parte interna do seu sapato e espere a secagem completa para se calçar.
Mantenha os calçados sempre limpos e secos, guardados em local bem ventilado e livre de umidade.
A massagem diária dos pés proporciona um grande bem-estar, pois estimula a circulação sangüínea periférica, melhorando a oxigenação dos tecidos cutâneos e trazendo relaxamento imediato. Esta hidratação deve ser realizada com o auxílio de produtos que aliviam o cansaço dos pés após um longo dia de trabalho. Além de tonificar a estrutura dos pés, a massagem com produtos hidratantes garante a proteção da pele, aumentando a resistência contra os microorganismos invasores, como fungos e bactérias.
Com os pés limpos e secos, aplique uma pequena quantidade de produto sobre o dorso, espalhe nos calcanhares, sola e entre os dedos, massageando suavemente, em movimentos circulares, das extremidades para o centro.
Aproveite este momento, enquanto o produto é absorvido através da pele, para permitir o arejamento dos dedos.


Bibliografia: google/beleza inteligente.

POR QUE SENTIMOS CÓCEGAS?


Cócegas são uma reação de autodefesa do organismo diante de alguma coisa que toca a pele. Os cientistas acreditam que elas sejam uma resposta primitiva do ser humano, existente desde os nossos antepassados. Essa espécie de instinto divertido funcionaria como um alerta para o corpo, estimulando-o a reagir diante de uma situação de perigo, como, por exemplo, uma aranha ou um escorpião andando sobre a pessoa. Além disso, as cócegas também servem como uma manifestação de carinho entre algumas espécies animais, como os macacos. "Pessoas que têm uma percepção mais aguçada do corpo normalmente sentem mais cócegas". 
E por que a gente não consegue fazer cócegas em nós mesmos? Simples: porque nosso cérebro sabe quando provocamos um estímulo em nós mesmos e acaba anulando a "sensação de perigo" que dispara as cócegas.
http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_287725.shtml