Páginas

12 de julho de 2010

FOTOS DE ANTES E DEPOIS DA GASTROPLASTIA

Essa foto foi tirada a exatamente 6 meses antes da minha cirurgia: no dia 23 de dezembro de 2005.














Já as fotos abaixo foram tiradas no dia em que completei ! ano de vida nova:23/06/2007 - 32 quilos a menos.



Hoje 4 anos depois, este é o meu sorriso:
Este é o meu corpo - 50 kg a menos:

ANEMIA E DUMPING - INEVITÁVEIS


Mesmo em casos em que a redução é um sucesso e há perda de peso definitiva, o paciente pode evoluir para uma anemia grave, que denuncia não somente a deficiência de ferro - que pode chegar a 50% dos pacientes operados - mas também a carência de vitaminas do complexo B, que agravam o quadro anêmico, levando à fraqueza e à deterioração da saúde, principalmente nas pacientes do sexo feminino que ainda menstruam ou que chegam a gestar após a cirurgia.
“A carência de ferro pode ser resolvida com o uso de vitaminas utilizadas por gestantes, pois contêm maior concentração de ferro (28 a 40mg de ferro elementar). Entretanto, muitos pacientes não conseguem restabelecer seus estoques de ferro com esse procedimento e requerem suplementos de ferro nas formas líquida ou mastigável além dos polivitamínicos. Tomei por muito tempo o VIFERRIN, por que ele é pequeninho e fácil de ficar no estômago...rs.
Além disso, é importante saber que muitos suplementos nutricionais não são eficazes quando administrados por via oral, pois assim como os seus alimentos fontes, também não são absorvidos por essa via. É o caso da vitamina B12, que pode ser deficiente em até 70% dos pacientes operados do estômago.
“Os suplementos orais de vitamina B12 são absorvidos em apenas 1% da dose administrada, por isto são necessárias doses por via oral de até 200 vezes as recomendadas para alcançar a absorção necessária após a cirurgia bariátrica. A solução é administrar a vitamina por meio de injeções intramusculares em esquemas mensais ou trimestrais, de acordo com o quadro de cada paciente operado. Em pacientes com grave queda dos estoques de ferro, há também a necessidade da utilização do ferro por via endovenosa”. Por causa da anemia (hemoglobina estava 9 e agora, um mês depois passou pra 11...precisa chegar em 13, mas vou conseguir, com meu suquinho de couve e o leitinho gostoso ENSURE) estou tomando injeções de Noripurun e de Rubra-nova.



Bem, na verdade eu deveria estar tomando CENTRUM desde a operação, mas os comprimidos são enormes, então não adianta tentar: eles não param no estômago, o que é uma pena porque Centrum é aliado da alimentação equilibrada, e com apenas um comprimido ao dia, entrega todas as vitaminas e minerais que a alimentação pode não conseguir suprir, seja pela correria do dia a dia, ou por uma dieta restritiva.


Síndrome de dumping
O conjunto de sinais e sintomas que surgem logo após as refeições, caracterizado pela sensação de desconforto abdominal, fraqueza e tremores, sudoreses, taquicardia, palidez e vertigem, que melhoram com o decúbito, é conhecida como síndrome de dumping. A alteração no esvaziamento gástrico após a cirurgia constitui causa central dos sintomas apresentados. Esses sintomas podem aparecer logo após a refeição (precoce) ou algumas horas após (tardio). Quando ingerir alimentos sólidos, é preciso muito cuidado. Tudo deve ser bem picado e mastigado. Qualquer exagero pode provocar vômito, mal-estar.
O dumping aparece porque a cirurgia remove o estômago e os alimentos caem direto no intestino. Quando são muito doces ou muito gordurosos, provocam uma irritação intensa. A pessoa se sente muito mal: palpitações, suor frio, palidez, escurecimento da vista, sensação de desmaio e diarréia.
“É horrível. Começa a sentir como se o estômago estivesse entupido, começa a te dar um suor frio, uma coisa muito ruim. Aí vamos ao banheiro, colocar tudo pra fora. Sessenta por cento das pessoas que fazem a redução do estômago desenvolvem intolerância à carne. Eu sou uma delas. Por isso sou viciada em derivados de leite e aí consigo repor a quantidade de proteína necessária para formar musculatura, pra manter o cabelo, pra manter as unhas e até a disposição”.