Páginas

4 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA AULA DE QUÍMICA 2012 – ENSINO MÉDIO – 3º ANO

FONTE:

A Química Orgânica é entendida, hoje, como a parte da Química que estuda os compostos de carbono. O termo “orgânico” foi inicialmente associado a substâncias originadas de organismos animais ou vegetais. Com exceção da água, que constitui aproximadamente 70% (m/m) desses organismos, a quase totalidade dos demais compostos a eles associados contêm átomos de carbono

A Química Orgânica estuda os derivados de petróleo, como as substâncias que compõem a gasolina e o óleo diesel; os biocombustíveis, como o álcool etílico; os ácidos orgânicos, como o ácido acético presente no vinagre; os açúcares, como a sacarose e a glicose; as macromoléculas naturais, como as proteínas, as gorduras, o amido e a celulose; e as macromoléculas artificiais, como o polietileno, o náilon e os poliésteres.

Teoria da Força Vital
Berzelius foi o responsável por difundir no meio científico a Teoria do Vitalismo, segundo a qual os processos nos quais a vida é desencadeada surgiriam a partir dos materiais que estão presentes nos seres vivos e de um conteúdo não material que não poderia ser criado pelo ser humano. Esse conteúdo não material foi chamado de força vital.

A Teoria da Força Vital era um empecilho para o desenvolvimento da Química Orgânica, pois acreditava-se que somente a partir de organismos vivos seria possível extrair substâncias orgânicas.

De acordo com Berzelius, a força vital é inerente à célula viva, e os cientistas não poderiam criá-la em laboratório.