Páginas

1 de fevereiro de 2011

CARDÁPIO TÍPICO DE PERDA DE PESO CONTÍNUA (PPC)

Na dieta de indução se você estava consumindo de 15 a 20g de carboidratos por dia e seu corpo entrou em cetose e perdeu peso com facilidade, seu grau de resistência metabólica varia de médio a baixo. Se você perdeu pouco peso, obviamente seu grau de resistência metabólica é mais alto. Não desanime, porque mesmo assim você vai entrar em uma fase mais liberal de consumo de carboidratos. Será de acordo com seu grau de resistência metabólica e a sua capacidade individual para continuar a perder peso. Isso quer dizer, seu Nível Crítico de Carboidrato para Perder Peso (NCCPP)

Existem 2 maneiras de determinar o seu NCCPP
1 - Se você é metódica (o), anote tudo que ingere, conforme a tabela de contagem de carboidratos, e vá aumentando 5 g de carboidratos por dia (além da salada da dieta de indução) e pesando-se diariamente, até alcançar um número em que deixará de perder peso. Esse é o seu NCCPP. Acima dele você não perderá mais peso ou engordará, abaixo dele, estará perdendo peso.
2 - Se você não gosta de lidar com números, aumente regularmente o consumo de carboidratos até a perda de peso tornar-se imperceptível. Em seguida recue a partir desse nível. Quando isso acontecer, seu NCCPP estará apenas alguns gramas de carboidratos mais alto.
"Muitas vezes você pode também entrar em platô (períodos em que não perde peso). Isso não significa que tenha alcançado seu NCPP. Nesses períodos mantenha a calma e persistência, que em pouco tempo essa fase regride e você continuará a perder peso"
Se você tem muito peso a perder, mesmo após os 14 dias da dieta de indução, e não quer diminuir o ritmo da dieta localizando o seu NCCPP, então acrescente os carboidratos mais lentamente. Aproximadamente 5 g por semana.

Lembre-se de 2 princípios básicos:
Sua taxa de perda de peso é em geral proporcional à exclusão de carboidratos
A quantidade em gramas de carboidratos consumida pode ser medida e estabelecidos os valores numéricos de cada alimento ingerido, evitando desta maneira, ultrapassar os limites liberados para cada fase da dieta. (Vide tabela de contagem de carboidratos).

CARDÁPIO TÍPICO DE PERDA DE PESO CONTÍNUA (PPC)
Café da manhã: Omeletes 75 g de suco de tomate Uma fatia de pão de proteínas, café ou chá descafeinado.
Almoço: Salada do Chef com presunto, queijo, galinhas e ovos. Chá gelado de ervas.
Jantar: Salada de frutos do mar. Salmão. 2/3 de xícara de verduras da lista das permitidas.  ½ xícara de morangos com creme. 

DIETA DE PERDA DE PESO CONTÍNUO - CETÔNICO

Dieta de Perda de Peso contínuo (PPC)
Se o objetivo é alcançar o peso desejado, mantê-lo para o resto de sua vida, como uma pessoa feliz e saudável, então vamos aprender a fazer a dieta PPC.
Verifique seus níveis:
Verifique a sua perda de peso dos primeiros 14 dias, de acordo com a tabela abaixo, para que possa ter uma noção do seu grau de resistência metabólica.
Perda de peso em 3 níveis de obesidade, durante as 2ª semanas de dieta

Graus de resistência metabólica em homens
Quilos a perder
Alta
Média
Baixa
Menos de 10 Kg
2
3
4
De 10 a 25 Kg
3
4,5
6
Mais de 25 Kg
4
6
8


Graus de resistência metabólica em mulheres
Quilos a perder
Alta
Média
Baixa
Menos de 10 Kg
1
2
3
De 10 a 25 Kg
1,5
3
4,5
Mais de 25 Kg
2
4
6

PRÉ-MANUTENÇÃO DO CETÔNICO

A pré-manutenção é uma fase extremamente importante de nossa dieta. É agora que a perda de peso se tornará permanente porque você irá adaptar-se definitivamente à dieta, ou melhor, comer de forma ideal.
Comece a utilizar esta fase quando estiver se aproximando do peso ideal. Aproximadamente de 2,5 kg a 5 kg a perder. Talvez precise de 2 a 4 semanas ou quem sabe um pouquinho mais, conforme seu grau de resistência metabólica. Na verdade quanto mais lentamente você perder os últimos quilos, melhor. O ideal é que perca 0,5 kg por semana.
Vá aumentando lentamente os carboidratos. Duas vezes por semana, coma uma fruta, ou um prato a base de amido ou uma batata.
Talvez você possa subir de 35 a 40 g de carboidratos por dia e perder 0,5 kg por semana, com isso estaria no nível médio de resistência metabólica.
Caso chegue a 50 g ou 60 g de carboidratos por dia e continue a perder peso, talvez seu nível de resistência metabólica seja baixo e você não era tão obeso. Você poderá comer 2 saladas, 2 porções de verduras ou mesmo uma fruta diariamente. Provavelmente uma batata ou arroz, mas nunca se esqueça que está fazendo a dieta mais luxuosa do mundo e não tem porque voltar onde esteve anteriormente.
Os que não são tão "sortudos" assim (± 5%), e têm um grau de resistência metabólica alta, são os que mais precisam dessa dieta. Pois com ela, não são obrigados a passar fome para tornarem-se magros. Se deixar de perder peso com 20 a 25 g de carboidratos diários, você tem que se acostumar a não ingeri-los. Em compensação, use e abuse das proteínas. Para você, os exercícios físicos, são ainda mais importantes para que possa perder peso.
Durante a Pré-Manutenção e Manutenção é essencial que você encontre seu Nível Crítico de Carboidrato para Manutenção (NCCPM), que será = o maior número em gramas de carboidratos que poderá consumir sem recuperar o peso perdido.
Examinando a tabela abaixo, você terá uma idéia do seu grau de resistência metabólica e o seu NCCPM.
Níveis de Carboidratos em gramas e
Resistência Metabólica
Resistência Metabólica
Nível de Perda de Peso NCCPP
Nível de Manutenção NCCPM
Alto
15 ou menos
25 – 40
Médio
15 - 40
40 – 60
Baixo
40 - 60
60 - 90
"Quanto mais souber sobre os volumes de carboidratos que ingere ou quer ingerir, mais competente ficará para planejar uma estratégia eficaz de dieta." (Dr Atkins)