Páginas

9 de agosto de 2012

VITAMINA CONTRA ANEMIA

COMEÇO A TOMAR AMANHÃ...


NAO ENGORDA!!!

DICAS DE QUIMICA PARA O ENEM II


Química Ambiental

Química Ambiental evolve questões sobre chuva ácida, poluição, combustíveis fósseis e renováveis e outros processos que comprometem a saúde do planeta e, consequentemente, do homem. Por conta desses temas, a química ambiental acaba se relacionando com outras disciplinas como biologia, geografia e física. O professor Anderson Dino recomenda que os alunos estejam atualizados sobre os acontecimentos atuais que envolvem essas questões. “Esse ano, por exemplo, teremos o Rio +20. Podem ser cobrados ociclo da água, o ciclo do carbonoaquecimento global, e também a questão energética do pré-sal”, disse. O professor João Usberco dá a dica: “Muitos desses temas o próprio enunciado encaminha para o enfoque da questão. Fundamentalmente, um combustível renovável é o adequado para a própria situação do planeta.”

Equilíbrio Químico

Os equilíbrios químicos tratam sobre reações reversíveis. Questões sobre catalisadores, superfície de contato, cálculo do pH, temperatura e transformações. “Esses assuntos não são básicos. O candidato deve saber calcular a constante de equilíbrio”, . É importante estar atento para as relações que essas questões costumam fazer com a química ambiental, ácidos e também com conteúdos de matemática.

Transformações Químicas

As transformações ou reações químicas ocorrem quando há a formação de uma nova substância, ou seja, quando as propriedades de um elemento original são alteradas. Algumas evidências mostram a ocorrência de uma transformação química: oxidação, combustão, mudança de cor, liberação de um gás, cheiros, formação de um sólido, etc. Dentro de um assunto tão abrangente,  destaca-se as questões sobre mineração. “Como o Brasil é um grande exportador de minérios, são comuns perguntas sobre obtenção de ferro, reciclagem do alumínio e retirada de bauxita da natureza. Além disso, conteúdos como concentração e separação de misturas são cobradas a partir da transformação do petróleo e obtenção do etanol.”

Cálculo Estequiométrico

cálculo estequiométrico é o cálculo das medidas em reações e equações químicas. Comum no Enem e na maioria dos vestibulares, é utilizado, por exemplo, quando o médico precisa calcular quanto deve administrar de determinada substância para o paciente. São comuns questões sobre rendimento, excesso, pureza, balanceamento. A dificuldade costuma ser variada: “é necessário que o aluno conheça a grandeza mol e saiba calcular e fazer as conversões”.

Química Orgânica

A química orgânica estuda os compostos do carbono. São muito comuns as questões sobre funções orgânicas, “especialmente o reconhecimento e característica das funções”, diz o professor Usberco. “O Brasil é um dos maiores produtores de etanol do planeta. As perguntas são mais fáceis e tratam sobre a produção do etanol a partir de outras fontes como a madeira e o açúcar, além de abordar assuntos como polímeros, plásticos e bioplásticos”.

Além dos temas citados acima, podemos destacar também a interpretação e análise de gráficos e tabelas. “O aluno deve ficar atento para conseguir identificar se o gráfico apenas ilustra, ou seja, serve como complemento do texto ou se as informações contidas nele são exclusivas e essenciais para a resolução do exercício”.

DICAS DE QUÍMICA PARA O ENEM


O enfoque para o estudo de química para o ENEM deve ser feito nainterpretação de texto; embora o domínio do conteúdo também seja importante. Dessa forma, a resposta, muita vezes, está no próprio enunciado.

 O tema “poluição” costuma ser muito abordado. No entanto, não se deve decorar reações relacionadas à poluição, mas dominar os principais causadores desse fenômeno, sendo o enxofre o principal deles, por causar achuva ácida.

 Essa substância é proveniente da combustão de combustíveis fósseis, principalmente de derivados de petróleo como gasolinaóleo diesel e carvão mineral. O composto derivado do enxofre que vai para a atmosfera pode reagir com a humidade relativa do ar, se transformando em ácidos. Daí o nome chuva ácida. Como consequência, danifica e prejudica a vegetação , animais, rios e lagos (aumentando a acidez, prejudicando as formas de vida nesse local).

Outra dica importante é atentar para os derivados de petróleo, como a sacola plástica que deve ser reduzida sua utilização por não ser reutilizada.

Sacos plásticos não são biodegradáveis, levando anos para se decompor, poluindo a natureza. Com isso, o emprego de métodos paleativos são muito válidos, como prolongar o uso dessas sacolas, usando-as como saco de lixo em casa, por exemplo.

O ENEM costuma abordar temas que englobam o reaproveitamento, principalmente envolvendo plásticos. Uma das maneiras de se diminuir oimpactoambiental é substituir. Com isso, a substituição de sacos plásticos derivados de petróleo por fontes renováveis, como plásticos feitos a partir de vegetais.

 Portanto, é possível que seja cobrada em questões a relação de diminuição do impacto ambiental, não acabando com os sacos plásticos, mas mudando sua matéria prima. Ao invés de utilizar recursos não renováveis, como o petróleo, deve-se usar recursos renováveis. Além disso, questões sobre energia também são muito cobradas, principalmente as que envolvem lixo radioativo. Seu perigo consiste em não poder serreciclado, gerando a questão de que fim esse lixo deve tomar, tendo que ser armazenado.

Soma-se a isso o fato de emitir radiação, ser radioativo.

Por isso, os recipientes são revestidos por  aço e nox e chumboe deve ser armazenado em locais que não tenham acesso a população, como aterros, em minas de profundidade elevada.

ALIMENTOS HIDRATANTES

Confira alguns alimentos ricos em água:
Alface (95% de água)
Chuchu (95%)
Pepino (95%)
Rabanete (95%)
Repolho (90%)
Nabo (94%)
Tomate (94%)
Couve-flor e Brócolis (92%)
Melancia (92%)
Melão (90%)
Abacaxi (87%)
Maçã (86%)
Cenoura (86%)
Goiaba (86%)
Clara de ovo (75%)
Banana (74%)


GORDURA TRANS


ALMA MAGRA E ALMA GORDA