Páginas

15 de janeiro de 2012

SEMANA 2 A SEMANA 6 DO LIVRO PENSE MAGRO!!!

- Semana 2 - Organize-se: prepare-se para fazer a dieta.

Durante essa semana e trabalhado as questões de: "Arrume tempo e energia"; "Escolha um plano de exercício"; "Estabeleça metas realistas"; "Diferencie fome, vontade e desejo incontrolável de comer"; "Pratique a tolerância a fome"; "Supere o desejo incontrolável por comida"; "Planeje o dia de amanhã".

A proposta dessa semana é que o individuo consiga programar para fazer um programa de exercício físico, sempre mantendo o controle sem exageros. As metas devem ser realistas para que não contribua com os pensamentos sabotadores, um exemplo seria o de que uma pessoa que não tem o hábito de fazer exercício físico não deverá programar-se a realizar duas horas de exercício. As metas devem estar dentro do perfil de cada um e dentro do que lhe é permitido nesse momento. É proposto também um dia de fome, na qual o individuo irá somente tomar café-da-manhã e jantar, para que identifique os momentos que estará verdadeiramente com fome, e não a impressão de se passou quinze minutos do horário do almoço já é motivo para calafrios, tonturas e dor de cabeça. A autora ressalta que mesmo sem ter se alimentado o dia inteiro não se deve ?compensar? na janta.
 A fome existe em momentos e não é um processo acumulativo. Para que a dieta funcione, também é proposto que se planeje o dia seguinte, sabendo o que e aonde irá se alimentar para que imprevistos não façam com que se saia da dieta. 



- Semana 3 - Vá em frente, comece a dieta;

Nesta semana deve-se aprender a monitorar a alimentação, através das anotações diárias. Evitar a alimentação não-planejada, conseguindo identificar os estímulos e os pensamentos sabotadores e acabar com os excessos alimentares, modificando a definição de saciedade. Neste momento já se iniciou a dieta, o programa traz então um dia denominado?Pare de se enganar!, na qual o individuo é colocado para refletir sobre seus pensamentos, e o porquê de nunca ter tido sucesso em outras dietas, relatando o sentimento de vitimização, o sentimento de culpa, insegurança e desesperança. Propõe a motivação no tópico?Volte aos trilhos?, na qual coloca a responsabilidade para o indivíduo e que ele é capaz de modificar seus hábitos. No final da semana é proposto o dia para se pesar. 

- Semana 4 - Reaja aos pensamentos sabotadores; Nesta semana são apresentadas técnicas de motivação e reação aos pensamentos sabotadores e aos sentimentos. O dia intitulado como?Diga "paciência" para a decepção? ensina como conseguir contrariar a síndrome da injustiça e saber como lidar com o desânimo, identificando todos os pensamentos sabotadores. Nessa semana é acrescentado um tópico, ou uma técnica na qual é apresentado para um questionário de sete perguntas. Através das respostas dessas sete perguntas a pessoa será capaz de identificar os erros sabotadores e formular respostas racionais para o enfrentamento. 

- Semana 5 - Supere desafios; Neste momento as técnicas estão voltadas para o cotidiano, no qual o problema não é somente os pensamentos sabotadores e sim ao convívio social. No primeiro dia ela remete a uma reflexão em relação às pessoas que insistem para que a pessoa coma, ensinando a como resistir. Inicia-se a busca do controle para quando se estiver comendo fora de casa, ou em lugares festivos. São apresentadas as questões das bebidas alcoólicas que são bastante calóricas, e o excesso sempre trazem hábitos ruins em relação ao comportamento de alimentar-se. Um tópico inteiro é destinado a uma reflexão sobre viagem. Ensinando como se preparar para viajar e programando os locais, horários e situações que poderá enfrentar. Ir preparado é fundamental, estar sempre preparado é imprescindível. Novamente é falado sobre a questão da alimentação emocional, sendo apontado por Beck como a principal fonte de excessos e recaídas. Através das técnicas aprendidas até este momento o individuo já possui um arsenal para conseguir resolver os problemas e resistir. 

- Semana 6 - Aprimore novas habilidades; nesta última semana do programa, o individuo é submetido a uma analise de tudo que conquistou das técnicas que aprendeu e como conseguir manter-se nesse padrão. Os tópicos bases são ?Acredite em você?; ?Reduza o estresse?; ?Aprenda a lidar com o platô?; Mantenha os exercícios. Enriqueça sua vida; Faça uma nova lista de tarefas; Pratique, pratique e pratique!?. Em suma, trata das questões do aprendizado, fortalecendo o que foi aprendido e auxiliando ao individuo que consiga ser dono de si mesmo. 


O próximo tema já se trata da intenção de quando deve parar de emagrecer e começar a manter. Trazendo uma lógica para que a pessoa saiba lidar com o momento atual sem exagerar nas alimentações. Existem algumas observações que são feitas neste momento sobre o controle que se deve fazer na alimentação. 
O último tópico fala sobre a manutenção do novo peso. Ensinando que a observação do comportamento e o controle dos pensamentos sabotadores serão para todo o sempre. Remete à pessoa a responsabilidade do que conquistou até aqui e que poderá conseguir manter esse resultado, pois só dependerá de si mesmo. 
Assim, encerra-se o programa, deixando em aberto a necessidade de participação de sessões mantenedoras para consolidação do trabalho desenvolvido. 
Após o desenvolvimento deste primeiro livro lançado no Brasil em 2008, Judith Beck já elaborou mais dois sobre o mesmo tema com enfoques diferenciados tendo por títulos Pense Magro: Caderno de Tarefas lançado em 2009 e Pense Magro: Para toda a vida  lançado em 2010. 
Os dois são complementos para aplicação da técnica, logo para esta pesquisa será utilizado os três livros. 
O primeiro traz a teoria em si, uma explicação de cada passo, cada dia, cada semana e as tarefas de casa. Sendo muito mais teórico e direcionando somente a prática. 
O segundo traz somente tarefas, com quadros, gráficos, cartões de enfrentamento e outras dinâmicas para que o cliente o utilize para suas anotações. Considerado como um auxílio ao primeiro, que trata mais da teoria, neste você prática o que aprendeu no primeiro. 
O terceiro já traz uma inovação que é o auxilio da nutrição, sendo que nos últimos capítulos, Beck, com o auxílio de uma nutricionista, fala sobre os alimentos, suas proteínas, calorias, carboidratos... Explica de forma simples como a pessoa pode montar seu próprio cardápio através daquilo que gosta e sem passar fome. Além de desmistificar alguns conceitos que temos em relação ao alimento. Após o emagrecimento é fundamental permanecer com o conhecimento aprendido, e este último livro proporciona esta fundamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É SEMPRE BEM VINDO. VOLTE SEMPRE MAS, NÃO VÁ EMBORA SEM COMENTAR!!!