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2 de julho de 2011

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA X PRESENCIAL II

"Do ponto de vista da utilização da tecnologia aplicada em educação existem diferenças entre seu uso na educação à distância ou na presencial”?

É incrível que todos nós observamos que a maioria dos professores tem vasta experiência no ensino presencial, mas ainda pouco conhecimento sobre a concepção de EAD e sobre o uso de novas tecnologias. Isso pode promover um atendimento ineficaz ao aluno, podendo levá-lo a abandonar o curso, proporcionando também um desperdício de recursos investidos, e ao descrédito da EAD. É necessário capacitar os profissionais envolvidos com o intuito de conhecer mais sobre a EAD, sobre as diretrizes pedagógicas, sempre enfatizando que o enfoque é o aluno e o professor como elementos facilitadores e também norteadores do processo de ensino e aprendizagem. A capacitação deve incluir as novas tecnologias de comunicação e informação.
Constantes reflexões são necessárias a respeito do uso e significado do on-line. Considerar o sujeito do processo de ensino-aprendizagem é um elemento essencial para o docente pensar o ambiente on-line. Além disso, é preciso acolher, transformar e abrir os canais de aprendizagem para os alunos, portas para o aprendizado. O EAD é uma prática construtivista, que deve ser compreendida neste cenário como a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais, e se constitui por
força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento.
Hoje, no Brasil, a Educação a Distância (EAD) é uma das modalidades de ensino em evidente ascensão. Em um passado bem recente, a EAD era considerada uma forma de educação desprestigiada, encarada com desconfiança, sobretudo no ensino superior. Contudo, graças ao avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC), essa modalidade foi impulsionada e se tornou mais confiável.
Assim, sob meu ponto de vista não há diferenças entre EAD e ensino presencial. Apenas não podemos perder de vista o compromisso com a qualidade do ensino, com a preocupação dos conteúdos a serem abordados, com as atividades a serem realizadas e com o ambiente de aprendizagem e conhecimento. Acredito que diante de um cenário globalizado, a EAD desafia os professores a enfrentar novas responsabilidades e educar em novos valores, e desafia os alunos a entenderem mais deste processo, ambos precisando internalizar essas novas formas de comunicação e as novas tecnologias que serão utilizadas por eles..

Referência:

OLIVEIRA EG. Educação à distância na transição paradigmática. Campinas: Papirus; 2003. 

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