Páginas

28 de maio de 2011

TERMOQUÍMICA NO DIA A DIA

13 comentários:

  1. 1- Porque o álcool derramado na mesa não pega fogo?

    Resposta: Porque o álcool é um líquido muito volátil ou seja evapora muito rápido.

    Alunas: Ângela e Vera 2°F

    ResponderExcluir
  2. 2- Porque atrás da geladeira o ar fica quente?

    Resposta:A geladeira possui um motor que retira calor de seu interior e o libera para o ambiente.

    Alunos: Alex Júnior e Raianny 2ºF

    ResponderExcluir
  3. 3-Porque sentimos mais fome nos dias mais frios do que nos dias de muito calor?

    RESPOSTAS: O organismo usa sistemas reguladores para equilibrar o calor que o corpo produz e oque ele perde.No inverno,quando a temperetura é baixa,o organismo precisa agir rápido porque o ar frio faz o corpo perder mais calor.A fome ataca porque a alimentação serve para repor calor em forma de energia vinda dos nutrientes.

    ALUNOS: Sirlei e Edielly 2ºE

    ResponderExcluir
  4. 4-Mergulhe uma mão numa vasilia com água gelada a outra em uma agua quente e apos 3 minutos coloque as dias mão agua temperatura ambiente.Qual serán a sensão termica?
    Resposta: A mão que estava acostumada a água fria le informara uma termperatura maior doque a mão que estava em contato com a agua quente certemente essa senssação estão lhe fornecendo informações falsas, pois a agua em temperatura ambiente esta uniforme a senssações tateis de frio ou quente nus servem apenas para avaliar temperatura, alem de subjetivas elas podem nus engar.

    ALUNOS:Noemia,Geovane e Josiane 2ºE

    ResponderExcluir
  5. Qual é a diferença calor e temperatura? Resposta:Calor forma de enérgia térmica. O calor provoca aumento de temperatura da água e quando for o caso provoca a fusão do gelo ou vaporização da água.Quando um pedaçode matéri troca calor com o ambiente, geralmente muda sua temperatura.A temperatura provoca a sensção de quente ou frio, aumento ou diminuição do tamanho dos corpos.Aluna:Marcília 2ºE

    ResponderExcluir
  6. Qual é a diferença de calor e temperatura?Resposta: Calor forma de energia térmica.O calor provoca aumento de temperatura da água e quando for o caso provoca a fusão do gelo ou vaporização da água.Quando um pedaço de matéria troca calor com o ambiente, geralmente muda sua temperatura.A temperatura provoca a sensação de quente ou frio ,aumento ou diminuição do tamanho dos corpos.Marcília Alves 2ºE

    ResponderExcluir
  7. 12 Porque a queima da vela produz uma chama amarelada e uma fumaça escura?
    RESPOSTA: Esse processo ocorre por que a parafina produto usado na fabricação da vela com contato com o fogo ocorre um processo de fuligem que é quando a vela queima produz uma chama amarelada e fumaça escura.
    ALUNOS: KAIO E ANDRESA 2ºE

    ResponderExcluir
  8. 1-Derramando-se gotas de acetona na mão pq tem-se uma sensação de frio ?
    RESPOSTA:Pq a acetona é muito volátil, ou seja evapora muito rápido.Ela absorve o calor da pele pra evaporar,assim nossa pele perde calor nesse processo,por isso temos a sensação de que a pele ficou gelada.
    ALUNOS:Tatiane e Geraldo 2ºE

    ResponderExcluir
  9. Qual destes combustiveis é mais poluente: gasolina, alcool ou óleo diesel? explique:
    RESPOSTA: É o óleo diesel, porque fazem parte da sua composição metais pesados altamente nocivos, que se acumulam no nosso organismo humano e, depois de alguns anos, chegam a causar até mesmo males neurológicos.
    ALUNOS: LILIANE,CAMILA E VANESSA 2°E

    ResponderExcluir
  10. Porque o alcool pega fogo rapidamente?

    Resposta: basta a temperatura ambiente para faze-lo evaporar, com o combustivel na forma de vapor ,a mistura com o oxigenio do ar é muito mais efetiva e a combustao ocorre com maior rapidez.

    Alunos: Márcia e Adeliane 2°E

    ResponderExcluir
  11. Qual é o erro na frase:Esse casaco de lã é muito quente.
    R:O casaco tem uma temperatura ambiente normal o que faz nos sentir que ele é quente é quando vestimos ele esquenta nosso corpo, pois é um isolante térmico a temperatura vai aumentando de pouco a pouco em contato com o nosso corpo assim como a coberta ,luvas e a própria gordura.Isso também explica o caso das pessoas obesas sentirem menos frio e mais calor.O certo nesse caso seria"Esse casaco de lã é um ótimo isolante térmico".

    ResponderExcluir
  12. Muito legal as informações (perguntas e respostas). Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia querida Fernanda!!!
    Parabéns pelo lindo trabalho!!! Você e seus pequenos do 3º ano do ensino médio, brilharam!!!
    Um grande beijo para todos... carinhosamente... Stella- E.E.I.C. - Rio Casca- MG.

    ResponderExcluir

VOCÊ É SEMPRE BEM VINDO. VOLTE SEMPRE MAS, NÃO VÁ EMBORA SEM COMENTAR!!!