Páginas

4 de fevereiro de 2011

QUIMICA TEXTO 4

MORANDO COM A QUIMICA


O que aconteceria se, por um passe de mágica, a Química deixasse de ser utilizada na construção civil? O homem recuaria no tempo e voltaria a morar em cabanas de madeira ou em simples casas de argila. Luz e água quente, só a propiciada pelo sol ou por uma fogueira. Construção de edifícios, nem pensar. Delícias da vida moderna, como poder ligar o chuveiro, assistir à TV, ouvir uma boa música ou algo tão singelo como abrir uma torneira para lavar as mãos, simplesmente desapareceriam.
Embora você não perceba, a Química é uma companheira constante em sua casa ou apartamento. E está presente em todos os cômodos de sua residência. Olhe para as paredes. Você não a vê, mas com nomes como dióxido de titânio, poli (acetato de vinila), acetato de etila, acrilato de etila e lacas de nitrocelulose, entre muitos outros possíveis, ela está presente na formulação das tintas que revestem e dão aquele colorido repousante na sua casa.
Escondido nas paredes, o poli (cloreto de vinila), mais conhecido por sua sigla, PVC, conduz água e eletricidade para todos os pontos da sua casa com a vantagem de não ser atacado pela umidade, para desespero de encanadores e eletricistas. Aliás, os fios e cabos elétricos também são revestidos com PVC. Resinas fenólicas e o hexametilenotetramina estão na composição das tomadas feitas com baquelite. Resinas termoplásticas como o polietileno, polipropileno e o poliestireno também marcam presença na moldagem de interruptores, das tomadas e dos espelhos que dão aquele bonito acabamento à sua residência.
Há muitos outros produtos químicos utilizados, direta ou indiretamente, na construção civil. Torneiras, registros e maçanetas, por exemplo, só ganharam aquele bonito brilho após passarem por vários tratamentos químicos. Cianetos de sódio e de cobre, com barrilha ou soda cáustica, dentre outros, foram utilizados para proteger o metal contra a corrosão. Depois, sulfato e cloreto de níquel, junto com ácido bórico e aditivos, completaram o tratamento. O ácido crômico e o ácido sulfúrico deram brilho ao metal. E, se a sua torneira, maçaneta ou suportes têm aquele tom acobreado, saiba que ele foi obtido pela ação dos cianetos de cobre, de zinco e de sódio. A Química pode até ter nomes bastante complicados, mas de uma coisa é certa: ela não só está morando com você, como está presente em vários outros produtos e utensílios utilizados na decoração de sua casa e nas atividades do seu dia-a-dia. Mas essa é uma outra história. De toda forma, é sempre bom lembrar que, sem a Química, seria muito mais difícil chegar em casa, após um duro dia de trabalho, e exclamar: "lar, doce lar".

4 comentários:

  1. que a quimica esta presente em nossa vida e dependemos muito dela no nosso dia dia.

    Lucimara Souza Brigido 2°E

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O TESTO 4!

    A quimica uma matéria escolar muito chata, mas nos temos muito a agradecer a ela por nos dar toda essa comodidade de termos ela em nossa casa se não estariamos morando em casa de sapé ou argila atè hoje, não teriamos água quente, nem alguns eletrodomesticos. Por causa dela temos tudo isso e muito mais. Por isso pessoal não deixem de estudar a quimica porque ele mora com você!

    Bruno Claudiano Evangelista
    3°Ano E.M.G. C

    ResponderExcluir
  3. o que entendi do texto é que a química esta presente em todas as coisas e que precisamos dela mais que imaginávamos !

    Raianny C. Soares de Oliveira - 2° E

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto ,morando com a quimica.
    Realmente tudo que nos rodeia é quimica e sem ela seria dificil sobreviver.Ela está e sempre estara em nosso dia a dia.
    Marilda Rita de Castro Moraes 2 D

    ResponderExcluir

VOCÊ É SEMPRE BEM VINDO. VOLTE SEMPRE MAS, NÃO VÁ EMBORA SEM COMENTAR!!!