Páginas

4 de fevereiro de 2011

O CONTROLE REMOTO

O primeiro controle remoto para controlar uma televisão foi desenvolvido pela Zenith Radio Corporation no início dos anos 50. Quando surgiram, os primeiros controles remotos eram equipamentos de rádio freqüência que dirigiam navios alemães para colidirem com barcos aliados durante a Primeira Guerra Mundial. Foi durante a Segunda Guerra que os controles remotos detonaram bombas pela primeira vez. Com o fim da grande guerra, os cientistas tinham uma tecnologia brilhante e nenhum lugar para aplicá-la. Mais de sessenta anos depois, muitas pessoas passam horas procurando pelo controle remoto antes de lembrar que existem botões na TV.
Um controle remoto IR ( o transmissor) envia pulsos de luz infravermelha que representam códigos binários e específicos. Estes códigos binários correspondem a comandos, como liga/desliga e aumentar o volume. O receptor IR na TV, ou outro microprocessador do aparelho pode entender. O microprocessador realiza então a tarefa correspondente.
Os componentes do equipamento receptor do infravermelho estão situados na parte frontal do equipamento, onde podem receber facilmente o sinal vindo do controle remoto. Provavelmente, você já notou que alguns controles remotos funcionam apenas quando os apontarmos diretamente para o receptor do aparelho controlado, enquanto outros funcionam quando você aponta na direção aproximada do receptor. Isto se relaciona com a potência do LED transmissor. Um controle remoto com mais de um LED e / ou um LED particularmente potente produz um sinal mais forte e espalhado.
Essa nova tecnologia eliminou os problemas de seu antecessor e ainda trouxe um benefício novo, ele podia diferenciar seus raios tornando assim possível o uso de mais que um comando no controle remoto. O primeiro possuía um controle para canais e outro para volume.
A maioria dos controes remotos utiliza um método simples de apertar botões , mas alguns têm maneiras mais sofisticadas de informar comandos. Você encontrará controles remotos que você opera por meio de uma tela sensível ao toque LCD, um joystick (para comandos direcionais) e até comandos de voz.
Hoje em dia é impensável viver sem controles remotos sejam eles de TV ou qualquer outro aparelho eletrônico. Um estudo recente diz que em uma casa de classe média existem pelo menos quatro controles remotos, demonstrando assim que mais do que facilitadores da vida moderna os controles remotos são parte fundamental do mundo que conhecemos hoje. A tendência é que eles reúnam mais e mais funções e sejam capazes de controlar diversos tipos de aparelhos diferentes. 
Consoles de videogame não tinha utilizado controles sem fios até recentemente, principalmente devido à dificuldade em jogar o jogo, mantendo o transmissor infravermelho apontado para o console.O primeiro controlador sem fios oficial foi feito para o console Nintendo Gamecube,da empresa nintendo. Com essa facilidade da fabricação,a atual geração de videogames tem sido destacada pelo seus controladores sem fios,que acabaram se tornando padrão entre todos.
Controles remotos estão continuamente aumentando o número de aparelhos e funções que podem gerenciar. Alguns controles remotos universais feitos para componentes de home theater podem aprender comandos de iluminação com o controle sem fio, de forma que não apenas iniciam um filme com o toque de um botão, mas também diminuem a iluminação da sala.
Sistemas completos de automação residencial permitem usar um controle remoto para gerenciar iluminação, sistemas de alarme e componentes de entretenimento, por meio de um receptor instalado diretamente na fiação elétrica de sua casa. Há chances de que não demore muito para que você tenha um único controle remoto para gerenciar todos os aparelhos eletrônicos em sua vida.


http://eletronicos.hsw.uol.com.br/controle-remoto4.htm.

http://pt.wikipedia.org/wiki/controlo_remoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É SEMPRE BEM VINDO. VOLTE SEMPRE MAS, NÃO VÁ EMBORA SEM COMENTAR!!!