Páginas

10 de janeiro de 2012

DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

TRANSMISSIVEIS


DOENÇAS
COMO OCORRE A TRANSMISSÃO
PORTA DE ENTRADA PARA O ORGANISMO
HANSENIASE
Para que a transmissão do bacilo ocorra, é necessário um contato direto com a pessoa doente não tratada,  como a convivência de familiares na mesma residência.
Via respiratória e pela pele
TUBERCULOSE
Agentes infecciosos são inalação pelo nariz
Via respiratória
AIDS
A AIDS é transmitida por:
Sangue contaminado (transfusão e compartilhamento de agulhas e seringas);
Relações sexuais desprotegidas;
Na gestação, no parto ou na amamentação (da mãe para o filho).
Contato com o sangue, sêmen, secreções vaginais e leite maternos de soropositivos
CAXUMBA
Agentes infecciosos são inalação pelo nariz
Via respiratória
CÁRIE
As bactérias acabam fermentando os restos de comida dos dentes e isso gera a destruição de camadas de proteção dos dentes.
A cárie tem sua porta de entrada em nossa boca através dos restos de alimentos que ficam em nossa boca e são o alimento das bactérias conhecidas como Streptococcus mutans. Quando tem uma sobra de comida presa nos dentes ela corre para atacar. 
CATAPORA
Agentes infecciosos são inalação pelo nariz
Via respiratória
CONJUNTIVITE
Os maiores meios de propagação do vírus são teclados de computador, mouses e interruptores de luz, além de carrinhos de supermercado e balcões de estabelecimentos comerciais. A melhor maneira de prevenção é lavar as mãos com freqüência e beber água para manter a hidratação. 
Gripes, resfriados, rinites, entre outras doenças das vias respiratórias, podem virar porta de entrada para o vírus da conjuntivite. 
SARAMPO
Agentes infecciosos são inalação pelo nariz
Via respiratória
GONORRÉIA
Agentes infecciosos penetram pelos órgãos sexuais
Via genital e urinária
HERPES BUCAL
Aproximadamente 80% das pessoas estão contaminadas pelo vírus da herpes Simplex, porém ele só se manifesta em 20% dos casos, geralmente após situações de estresse ou de uma gripe, por exemplo, que podem baixar a resistência imunológica. 
Via respiratória e Via genital (sexo oral)



NÃO TRANSMISSIVEIS

DOENÇAS
PORTA DE ENTRADA
DENGUE
Pela pele e corrente sanguínea
DIABETES
Hábitos de vida não saudáveis, o que inclui a falta da prática de atividades físicas e alimentação  a base de açúcares e carboidratosbalanceada.
DOENÇA DE CHAGAS
Local da picada, mucosa dos olhos, nariz e boca ou através de feridas ou cortes recentes existentes na pele.
FEBRE AMARELA
Pela pele – picada de mosquito
HEMORRÓIDAS
Embora muitas pessoas tenham hemorróidas, nem todas experimentam sintomas. O sintoma mais comum da hemorróida interna é sangue vermelho vivo cobrindo as fezes, sobre o papel higiênico, ou na privada. Porém, uma hemorróida interna pode projetar-se através do ânus para fora do corpo, ficando irritada e dolorida. Sintomas da hemorróida externa podem incluir inchaço doloroso ou protuberância dura ao redor do ânus resultante do coágulo sangüíneo. Essa condição é chamada de hemorróida externa trombosada. 
ENXAQUECA
É uma condição clínica configurada por vários graus de dores internas na cabeça. Por vezes uma dor no pescoço ou na zona cervical é também interpretada como enxaqueca. A enxaqueca resulta da pressão exercida por vasos sanguíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
BURCITE
A bursite é uma forma de doença reumática que se caracteriza por processo inflamatório das cavidades que contem o liquido sinovial (bursas). São freqüentes nos ombros, cotovelos e joelhos. Pode também ocorrer nos calcanhares e articulação coxofemoral geral são acompanhadas de tendinite, que é a inflamação também muito dolorosa do tendão. Está relacionada a traumatismo ou ao uso abusivo da articulação, como ocorre em exercícios pouco apropriados. Manifesta-se através de dor e limitação da movimentação. O tratamento envolve uso de antiinflamatórios, calor e repouso.
DIARREIA
Toxinas bacterianas como a do estafilococus; Infecções por bactérias como a Salmonella e a Shighella; Infecções virais; Disfunção da motilidade do tubo digestivo; Parasitas intestinais causadores de amebíase e giardíase; Efeitos colaterais de algumas drogas, por exemplo, antibióticos, altas doses de vitamina C e alguns medicamentos para o coração e câncer; Abuso de laxantes; Intolerância a derivados do leite pela incapacidade de digerir lactose (açúcar do leite); Intolerância ao sorbitol, adoçante obtido a partir da glicose.

HIPERTENSÃO
Trata-se da pressão exercida pelo coração sobre as artérias, que pode ser medida por dois valores; máximo (pressão sistólica), que diz respeito à pressão que o coração faz para bombear o sangue em direção aos outros órgãos e o mínimo (pressão distólica) que se refere à acomodação do sangue nos valos sanguíneos. Eventualmente, problemas endócrinos e renais, gravidez, uso freqüente de alguns medicamentos (anticoncepcionais, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides e moderadores de apetite) de cocaína, bem como doenças neurológicas, podem ser causas de hipertensão arterial.
CIRROSE HEPÁTICA
é o resultado final de anos de agressões ao fígado, sendo caracterizada pela substituição do tecido hepático normal por nódulos e tecido fibroso. No fundo, nada mais é do que a cicatrização do fígado; onde deveria haver tecido funcionante, há apenas fibrose (cicatriz). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É SEMPRE BEM VINDO. VOLTE SEMPRE MAS, NÃO VÁ EMBORA SEM COMENTAR!!!