Páginas

27 de novembro de 2011

CASA SUSTENTÁVEL - FEIRA DE CIÊNCIAS

A idéia de casa sustentável e moradia sustentável tem sido bastante divulgada nos últimos anos. Ou seja, uma casa ou morada idealmente auto-suficiente em termos de suprimento de energia e também sem produzir detritos ou lixo que degradem o planeta.
Talvez por motivos práticos envolvendo custos imediatos altos, onde um investimento somente teria retorno à longo prazo, está idéia somente se aplique na integra em termos experimentais, e somente seja aplicada parcialmente por pessoas que tem consciência ecológico ou que apreciem experiências de vanguarda, e que obviamente possam arcar com alguns custos que demoram algum tempo pelo retorno.
Uma casa idealmente e completamente sustentável seria a que não recebesse contas de luz, água, gás, e pudesse suprir suas próprias necessidades. A idéia de abandonar alguns sistemas de abastecimento convencionais tem sido cada vez mais divulgada, e pouco a pouco a idéia tem se tornado popular em alguns paises, até mesmo no Brasil. Além da vantagem de não ter que dar parte de seu trabalho para pagar estes benefícios, a prática de obter energia de forma sustentável ajuda a reduzir emissões de carbono e também diminuir a dependência de combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral).
Quanto à água, a obtenção seria através poços onde exista água ou através da coleta de água de chuva armazenada em reservatórios ou cisternas.
Para que uma moradia fosse também completamente ou idealmente sustentável, ela não deveria produzir lixo, e os resíduos orgânicos e de esgotos deveriam ser tratatos absorvidos de forma ecológicamente correta pelo meio ambiente. Existem várias formas de tratamento de esgoto, incluíndo o tanque séptico.
Resumindo uma casa idealmente sustentável não dependeria de sistemas de abastecimento de água e luz, e para obter conforto termico no ambiente, ou seja, ser agradável e confortável, deve ser projetado aproveitando fontes de energia naturais do meio ambiente, como ventos e brisas para ventilação e refrigeração, e o calor do sol para aquecimento em ambientes frios, além de aproveitar ao máximo a iluminação natural. 
Quanto à necessidade de produzir energia elétrica para equipamentos de uso doméstico, ou como forma de aquecimento complementar onde o aquecimento ou ventilação e resfriamento natural natural não são suficientes em determinadas épocas do ano, deve-se usar fontes de energia renovável utilizando equipamento instalado nas próprias dependências. As fontes de energia renováveis mais usuais neste caso são energia solar e eólica, obtidas através de paineis solares fotovoltaicos geradores de energia e através de turbinas geradoras de eletricidade movidas por moinhos de vento.









Um comentário:

VOCÊ É SEMPRE BEM VINDO. VOLTE SEMPRE MAS, NÃO VÁ EMBORA SEM COMENTAR!!!